Desânimo e falta de foco: coma estes 5 alimentos e sinta a virada de chave

Perceba como consumir alimentos benéficos pode fazer com que a sua memória, assim como a cognição, sejam impactadas positivamente.



Olhando para uma perspectiva geral, a alimentação é uma grande aliada da nossa saúde. Nesse sentido, é sempre importante termos conhecimentos das vantagens de ingerir alguns alimentos. Seguindo essa linha, comentaremos sobre alguns alimentos essenciais para você que deseja melhorar sua memória e atenção.

Veja também: Usar o celular antes de dormir DETONA seu sono; 7 sinais que o corpo dá

Mais foco e menos esquecimento: conheça cinco alimentos

1. Brócolis

Quando a sua família diz que você deve comer brócolis, eles não estão errados. Ele é uma excepcional fonte de compostos antioxidantes, como a vitamina C, vitamina K e flavonoides. Em suma, os antioxidantes conseguem proteger as células cerebrais contra os chamados danos oxidativos, provocados pelos radicais livres.

Caso você esteja lidando com esquecimento diário e com problemas de foco, o vegetal ajuda a preservar sua memória, além de fortalecer a sua capacidade cognitiva melhorando as suas habilidades de aprendizado. Ademais, a sua vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

2. Salmão

Para quem não achou a opção do brócolis tão atrativa pelo seu gosto, o salmão está aí para ser enxergado. Ele é percebido como uma boa opção para a memória devido aos seus altos níveis de ômega 3. Segundo estudos, a ingestão de ácidos graxos ômega-3 aumenta o aprendizado, a memória, o bem-estar cognitivo e o sangue fluir no cérebro. Como é de se esperar, é uma ótima fonte de proteína.

3. Nozes

Assim como o salmão, as nozes são ricas em ácidos graxos ômega-3, bem como folato, vitamina E, e Vitamina B6. Definitivamente, é uma opção indispensável para quem está preocupado com sua capacidade de memorização.

As nozes têm uma alta concentração de DHA, um tipo de ácido graxo ômega-3 que tem sido associado a uma melhor capacidade cognitiva e à prevenção do declínio cognitivo. O ômega-3 ajuda também a combater o estresse, a ansiedade e a depressão.

Finalizando as qualidades das nozes, elas contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico ao serem fonte de vários nutrientes.

4. Chocolate Amargo

De longe, talvez seja a opção mais gostosa da lista. Desde já, ele deve ser consumido com moderação. Foi descoberto que os flavonoides e os antioxidantes do chocolate amargo podem proteger a função cognitiva e reduzir os riscos de demência.

Acrescentando, também temos um conhecido efeito a curto prazo: o estímulo cognitivo em decorrência da cafeína.

5. Ovos

Desde que com uma alimentação equilibrada, os ovos podem desempenhar um papel importante na memória. Sendo o mais popular alimento da lista, os ovos são ricos em colina, que é convertida no cérebro no que conhecemos como acetilcolina, um neurotransmissor que atua em funções como a regulação da memória, aprendizado, atenção e sono.

Por fim, também são fontes excelentes de vitamina B12 e ômega-3. A deficiência de vitamina B12 costuma resultar em problemas maiores de memória e cognição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário