Shein e Shopee e mais: como evitar problemas ao comprar no marketplace?

Nos últimos anos, o volume de compras online em e-commerces internacionais aumentaram. Apesar de oferecer condições atrativas, consumidores podem enfrentar problemas.



Nos últimos anos, os consumidores brasileiros apostaram nos sites e-commerce; sobretudo, os estrangeiros, como Shopee, SHEIN e AliExpress, para fazer compras. Para se ter uma ideia, uma pesquisa elaborada no ano passado pela NielsenIQ|Ebit mostrou que o comércio online alcançou 49,8 milhões de usuários no Brasil. E os problemas?

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Fazem parte! As pessoas estão dispostas a enfrentá-los, o que não é à toa, visto que as plataformas apresentam uma gama extensa de produtos dos mais variados tipos, sem contar os cupons de desconto e a isenção no frete coisas que deixam tudo mais barato. Tudo isso atrai ainda mais novos clientes.

De volta às problemáticas, sim, nem tudo são flores, uma vez que os usuários também podem estar sujeitos aos imprevistos mais diversos, que vão desde o produto ficar preso na alfândega até apresentar características diferentes do anúncio. Para evitar essas situações, é preciso ficar atento. Confira dicas do que fazer ao longo do texto.

O que fazer para evitar perrengues ao comprar nas plataformas internacionais?

Segundo o apontado pelo portal Uol, essas questões podem ser evitadas ao seguir alguns passos antes de realizar a compra. Inicialmente, ao selecionar um item, os clientes precisam checar as informações descritas no produto e sobre o vendedor, visto que os sites podem funcionar como um marketplace onde qualquer pessoa pode abrir a loja.

Desse modo, é importante dedicar um tempo à busca de todos os dados sobre quem está ofertando o produto, vendo também se há canais de contato ou até mesmo CNPJ disponível. Outro ponto que deve ser observado são as avaliações publicadas na plataforma por outros consumidores.

Geralmente, esta seção contém fotos do item, todas tiradas por quem já comprou. Também é onde ficam os elogios e as reclamações. Agora, um sinal vermelho pode ser ligado, caso – durante essa verificação – não seja encontrado nenhuma informação, tanto do vendedor quanto das avaliações. É melhor repensar!

Para se livrar dos problemas de custo, a alternativa é abusar dos cupons

A possibilidade de usar cupons e outros tipos de desconto é justamente o que atrai os compradores. Uma dica é ficar de olho nos sites especializados e testar se os cupons disponíveis funcionam, combinando-os com os já disponibilizados pelas próprias plataformas de compra. Vale lembrar que, para manter as compras mais em conta, é importante considerar valor do frete, visto que ele pode pesar no bolso.

A taxação é outro ponto sobre o qual os consumidores devem ficar de olho; pois, caso o item apresente a necessidade do pagamento de um imposto, é importante que o valor seja quitado para receber a compra. Inclusive, vale ter em mente que alguns sites, como a SHEIN, costumam oferecer alternativas quando a situação se apresenta, como a devolução do valor e até crédito para novas aquisições.

Por fim, também é importante estar atento a como funciona a política de troca e devolução de cada plataforma. Tenha cuidado com os golpes que podem chegar por e-mails com promoções imperdíveis. A orientação, caso seja vítima de alguma prática fraudulenta, é buscar auxílio do Procon após registrar uma reclamação no próprio site, buscando uma forma amigável de resolver a situação.

Mas vale lembrar que nem todos os sites internacionais podem contar com essa forma de solucionar os problemas, especificamente pelo Procon, justamente por ser de outro país. Felizmente, as gigantes – AliExpress, SHEIN, e Shopee – são registradas por aqui e, por isso, é possível buscar formas de contato e de registrar uma reclamação.




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