Após ter os seus primeiros dias com cara de verão, o inverno pode mostrar suas características a partir desta quarta-feira (28), pelo menos na Região Sul. Com a chegada de uma frente fria vinda do oceano, o tempo começa a virar no Rio Grande do Sul ao longo do dia, fazendo com que as temperaturas caiam em todo estado já durante a manhã. Além disso, há previsão de chuvas para a capital Porto Alegre.
Veja também: Top 10: quais os carros mais vendidos em junho após incentivos federais?
No entanto, a queda nas temperaturas acontecerá somente no Rio Grande do Sul, com Santa Catarina e Paraná ainda registrando uma quarta-feira (28) de muito calor. Porém, o frio poderá começar a aparecer no final do dia, devido ao deslocamento da frente fria pelo país.
Já no Sudeste, a massa de ar seco continua predominando desde o Norte de Santa Catarina, mostrando toda sua força até o Norte do Brasil. Com isso, São Paulo irá registrar a máxima de 28ºC e um dia quente. Ademais, o Rio de Janeiro contará com a máxima de 31ºC, o ideal para os cariocas e os turistas conseguirem dar um pulo na praia nesta quarta.
Previsão para o restante do país
No Centro-Oeste, as temperaturas serão ainda mais elevadas, com partes do Mato Grosso chegando a registrar 35ºC. Mas atenção: a umidade do ar permanece extremamente baixa, exigindo cuidados dos moradores para evitar problemas de saúde. Desse modo, os médicos recomendam bastante ingestão de líquidos e, se possível, o uso de umidificador de ar nos ambientes.
Por outro lado, o Nordeste do país entra em estado de alerta devido as chuvas, que aumentam os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte são três estados que estão na rota dos temporais, contando com essa condição há alguns dias.
Nas demais áreas da região, o tempo seco continua predominando, com previsão de amenização nos próximos dias. Por fim, a região Norte se divide entre calor e chuvas durante todo o dia. Com isso, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30ºC.