A segurança emocional é um estado maravilhoso de empoderamento e confiança, onde nos sentimos confortáveis em nossa própria pele. É viver com autenticidade e convicção, buscando sempre o que é significativo para nós.
Leia mais: Na busca por aprovação, 5 sinais de que você está matando sua autenticidade
De acordo com Cortney S. Warren, uma psicóloga graduada em Harvard, indivíduos emocionalmente seguros são mestres em lidar com conflitos e se permitem ser vulneráveis, sem depender de aprovação externa. Mas como podemos conquistar essa segurança emocional? A especialista nos apresenta algumas frases que revelam nosso caminho em direção à serenidade. Quantas delas você já pronunciou hoje?
“Vou pensar um pouco antes de responder.”
Uma das características encantadoras das pessoas emocionalmente seguras é sua habilidade em se expressar de forma cuidadosa, evitando impulsividade nas respostas.
“Não me sinto confortável com isso.”
Esses indivíduos sempre comunicam suas necessidades de forma respeitosa. Eles expressam como se sentem quando são maltratados e agem para promover mudanças quando percebem que alguém esta ultrapassando seus limites.
“Isso é importante para mim.”
Possuir uma base sólida de crenças é fundamental para a segurança emocional, pois isso guia nossas escolhas. Quando um valor é desrespeitado, esses indivíduos se posicionam a favor do que acreditam ser ético e justo.
“Essa sou eu e me orgulho disso!”
Pessoas emocionalmente seguras são consistentes em sua forma de agir no mundo. Isso torna estar perto delas previsível e seguro, pois amigos e entes queridos sabem que podem contar com a sua autenticidade.
“Será mesmo?”
Outro sinal claro é a capacidade de receberem críticas sem ficarem na defensiva. Essas pessoas encaram o feedback negativo como uma oportunidade de crescimento pessoal, sem levar para o lado pessoal.
“Vou me esforçar!”
Quando se trata de relacionamentos significativos, indivíduos emocionalmente seguras estão dispostas a mudar ou recalcular a rota quando necessário. Elas reconhecem que agir é a chave para o crescimento e para fortalecer as conexões interpessoais.
“Sinto muito que você esteja enfrentando dificuldades. Como posso ajudar?”
A empatia e a ausência de julgamento tornam essas pessoas ótimas em oferecer suporte. Elas compreendem que o mau dia de alguém não reflete nelas mesmas.
“Não, obrigado.”
Pessoas que exalam segurança se sentem à vontade para estabelecer limites claros. Elas sabem o que estão dispostas a fazer e o que não estão, baseando-se em seus próprios princípios, valores, necessidades e desejos.
“Vou dar o meu melhor!”
Essas pessoas cultivam uma sensação interna de segurança, que lhes permite acreditar que tudo ficará bem, mesmo que haja falhas em novas tentativas. Isso as encoraja a explorar novos hobbies, viagens, amizades e estratégias pessoais para lidar com situações diversas.