Licenciamento de veículos começou! Confira o calendário completo e evite multas

Maior estado brasileiro inicia a cobrança do licenciamento veicular anual. Veja a data limite para pagar a taxa.



Se você tem um veículo automotor, saiba que começou o prazo para a renovação anual do documento do bem. O licenciamento veicular no maior estado do país teve seu calendário divulgado, e o tempo já está correndo para os moradores de São Paulo.

Leia mais: Vai ficar mais cara? Bandeira da conta de luz de JULHO é divulgada

O início do segundo semestre de cada ano normalmente é marcado pela chegada da cobrança, que é necessária para tirar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O documento comprova que o carro está regularizado e permite ao condutor dirigir no Brasil.

O cronograma é divulgado por cada estado do país, que tem responsabilidade sobre o licenciamento dentro de seu território. Normalmente, o prazo é diferente para veículos leves e tratores ou caminhões.

Quem deixa de cumprir com sua obrigação até a data de vencimento pode receber multa de R$ 293,47 por infração gravíssima, mais sete pontos na carteira de habilitação (CNH), além de ter o veículo retido para regularização. As punições podem ser aplicadas a partir do primeiro dia após o fim da validade do documento.

Calendário do licenciamento veicular 2023

Confira o calendário completo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque em SP, com base no número final da placa:

Mês de vencimento/Final da placa

  • Julho: 1 e 2
  • Agosto: 3 e 4
  • Setembro: 5 e 6
  • Outubro: 7 e 8
  • Novembro: 9
  • Dezembro: 0

Já para caminhões, os prazos são os seguintes:

Mês de vencimento/Final da placa

  • Setembro: 1 e 2
  • Outubro 3, 4 e 5
  • Novembro: 6, 7 e 8
  • Dezembro 9 e 0

Como obter o CRVL

Para realizar o licenciamento, é só informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa, que é de R$ 155,23. O pagamento está disponível em lotéricas, caixas eletrônicos e pelo internet banking ou aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Safra e Santander.

Vale mencionar que o condutor também precisa pagar débitos em aberto, como IPVA e possíveis multas, para se regularizar. Todo o processo pode ser feito pela internet, sem necessidade de ir ao Detran ou Poupatempo.

O documento fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), na opção ‘’Licenciamento Digital’’. Também é possível consultar o licenciamento nos sites do Poupatempo, Detran.SP e Senatran.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário