Escovar os dentes pela manhã é essencial para manter a saúde bucal, prevenir problemas dentários e garantir um hálito fresco ao longo do dia. Mais do que isso, alguns estudos recentes conseguiram mostrar mais uma grande vantagem: a ação reduz o risco de doenças cardiovasculares. Entenda a relação e mude os seus hábitos.
Leia mais: Fim do fio dental? Empresa cria aparelho bucal que joga água entre os dentes
Os cuidados com a higiene bucal são reforçados ainda na infância, quando as crianças aprendem sobre a importância da escovação correta sempre após as refeições. Claro, ao acordar, esse hábito também é de extrema relevância. Inclusive, alguns novos estudos apenas comprovam isso.
Escovar os dentes pela manhã
Para garantir uma completa higienização, a escovação deve estar ligada ao uso do fio dental. Estes são pequenos cuidados que fazem toda a diferença, não só para o bem-estar da boca, como também de todo o seu corpo.
Isso, porque um estudo recente investigou a relação entre a frequência da escovação dental e o risco de doenças cardiovasculares. Mais de 1.600 pessoas participaram da pesquisa. Durante um período de quase três anos, os participantes do estudo tiveram os hábitos de escovação analisados.
As pessoas foram divididas em grupos. Foram eles:
- Aqueles que escovavam os dentes duas vezes ao dia (manhã e noite);
- Os que escovavam apenas à noite;
- Os que escovavam apenas pela manhã;
- Aqueles que não escovavam os dentes durante o dia.
Ao analisar os resultados apresentados por cada um dos grupos, o estudo conseguiu apontar algo surpreendente. Eles mostraram que os núcleos com pessoas com maior sobrevida, em comparação ao grupo que não escovava os dentes, foram aqueles que escovavam duas vezes ao dia e os que escovavam apenas à noite.
A pesquisa também revelou que a doença periodontal, causada pela má higiene bucal, foi identificada como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Com base nos resultados do estudo, os pesquisadores enfatizaram a importância de uma boa escovação, tanto pela manhã quanto à noite, para reduzir o acúmulo de bactérias durante a noite devido à diminuição da salivação.