Não se fala de outra coisa na internet, a não ser sobre o breve lançamento do filme “Barbie”. A produção chega aos cinemas no dia 20 de julho. A trama é estrelada por Margot Robbie, como Barbie, e Ryan Gosling, como Ken. O que muita gente não sabe é que os bonecos foram inspirados em pessoas reais! Veja em quem.
Leia mais: Casa da Barbie no Airbnb? Em julho, vai ser possível alugar (e de graça)
Os brinquedos foram batizados em homenagem aos filhos da criadora da boneca, Ruth Handler. Ao contrário do que sempre foi propagado pela Mattel, fabricante da Barbie, bem como pelo filme de Hollywood, Barbie e Ken não são namorados. Na vida real, eles são irmãos! E agora, ficou curioso para saber mais sobre a origem da boneca mais famosa do mundo? Continue lendo essa matéria e mergulhe nas curiosidades sobre ela.
De onde surgiu a Barbie?
Ela foi lançada em 1959 pela Mattel, uma empresa estadunidense de brinquedos. A presidente da companhia, Ruth Handler, foi a responsável por desenvolver a boneca. Em uma entrevista ao The Los Angeles Times, em 1989, Ruth afirmou que a inspiração para o brinquedo veio após ver a sua filha brincando com “bonecas de papel”.
O nome escolhido para a boneca foi uma homenagem à sua filha, Barbara Handler, que foi apelidada pela família de Barbie. “Se não fosse pela Barbie [a filha], eu nunca teria tido a ideia da boneca”, relatou em entrevista. Três anos após o lançamento do brinquedo, Handler criou o Ken, inspirado no seu filho. Ainda que tenham os mesmos nomes, os bonecos não se parecem fisicamente ou em personalidade com os filhos de Ruth.
“Se a boneca é como eu, é totalmente coincidência”, afirmou Barbara Handler em entrevista ao The Los Angeles Times. Quando ela foi lançada, a verdadeira Barbie já tinha 16 anos, logo não chegou a brincar com ela. Por outro lado, o boneco Ken seria o oposto do verdadeiro Ken.
“O boneco Ken é Malibu. Ele vai à praia e surfa. Ele é todas essas coisas americanas perfeitas”, afirmou o rapaz em uma entrevista. O Ken da vida real se reconhece como “um verdadeiro nerd”, pois preferia gastar o seu tempo em aulas de piano e assistindo a filmes, além de não ter sido nada popular com as garotas durante a época de escola.
Incômodo com o sucesso
O que os dois irmãos têm em comum é o desejo de privacidade e de que haja um distanciamento dos bonecos em relação aos seus nomes. Inclusive, ambos passaram grande parte de sua vida evitando participar de entrevistas, com exceção da citada anteriormente, dada ao The Los Angeles Times.
Além disso, Barbara Handler afirmou que ficava tão incomodada por ter o seu nome reconhecido que chegava a ir embora dos lugares ao ser chamada de “primeira Barbie”. Ken também não tinha um carinho pela boneca que tornou a sua família milionária.
“É como se ela ficasse na praia e não tivesse um cérebro na cabeça. Isso me incomoda. Eu realmente não gosto dela”, comentou Ken durante a entrevista. Atualmente, Barbara Handler já é uma senhora na terceira idade. A sua mãe e irmão já são falecidos.