Você ficará chocado ao descobrir quanto de memória tinha o 1º pendrive

Descubra qual era a capacidade de memória do primeiro exemplar de pen drive lançado no mercado, lá nos Estados Unidos.



Permanecendo atuais, os pendrives permitem aos usuários transitar conteúdos guardados de um dispositivo para o outro. À primeira vista, temos diversas opções de armazenamento, que alavancam seus preços conforme o espaço disponível.

Veja também: Por que existem pendrives presos às paredes do mundo inteiro? Cuidado!

Quem vê agora, sabe que nem sempre foi assim. Toda tecnologia tem um começo, lançamento e constantes aperfeiçoamentos, como o pendrive. Nessa linha de raciocínio, voltaremos um pouco na história para chegar à capacidade de memória do primeiro modelo de pendrive.

Afinal, quanto de memória tinha o primeiro pendrive?

O primeiro protótipo do que conhecemos como pendrive é atribuído ao israelense Dov Moran, que começou a projetar o modelo em 1995. Entretanto, foi em 1999 que ele registrou a primeira patente, quando trabalhava na M-Systems.

Por mais que tenha sido ele que tenha apresentado a patente e a ideia geral, não foi ele quem comercializou. Na verdade, foram as empresas Trek Technology e IBM que lançaram o pendrive no mercado em 2000.

Na época, o primeiro pendrive lançado pela Trek Technology acompanhava uma capacidade de armazenamento de 8 MB (megabytes). O seu preço era de US$ 30. Em seguida, a IBM lançou a sua própria versão com uma capacidade parecida. Tempo se passou e ela também ofereceu a versão de 32 MB, custando US$ 100.

Mesmo com a sua capacidade baixa, a capacidade de transportar para todos os lugares chamava a atenção dos consumidores, fazendo com que as vendas fossem impulsionadas. Atualmente, criação da tecnologia é conhecida no mundo inteiro.

Quais são os tamanhos de pendrive no mercado?

Existem diversos Tamanhos disponíveis no mercado para atender todos os públicos. Os mais comuns são aqueles entre 16 GB (gigabyte) e 64 GB. Mesmo assim, é possível encontrar valores abaixo como 4 GB, 8 GB, até valores maiores como 128 GB, 521 GB, e até mesmo equipados com mais de um terabyte.

Em suma, caso você esteja precisando, verifique o quão urgente é a necessidade de um pendrive para sua atividade e o quanto de conteúdo será transitado, assim como o orçamento que você está disposto a gastar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário