Você está andando pela rua em um dia ensolarado e, de repente, sente as movimentações do seu intestino dando sinais de alerta. Não tem jeito, o único modo de suprir as suas necessidades fisiológicas é através de um banheiro público.
Veja também: Usa banheiro compartilhado? Tenha estas 6 dicas de cuidado em mente
No entanto, há receio em muitas pessoas que desejam utilizar um local limpo. Por isso, temos uma dica interessante: se possível, evite o assento do meio no banheiro público.
Entenda de onde surgiu essa dica, já que algumas pessoas costumam dizer que a cabine central é sempre a mais suja ou, pelo menos, a mais usada.
O assento do meio deve ser evitado no banheiro público?
Um estudo publicado em 1995 na Psychological Sciense é uma das provas de que isso realmente pode acontecer. Neste caso, o psicólogo Nicholas Christenfeld testou a escolha dos usuários na hora de ir ao banheiro público.
Ele notou que o rolo de papel higiênico presente na cabine central do banheiro acabava mais rápido que o dos demais. O estudo foi realizado em uma região praiana ensolarada da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA).
Foram 10 semanas acompanhando a frequência com que o rolo de papel higiênico era trocado no local. 60% dos rolos sempre eram direcionados para a cabine do meio, sendo que os outros 40% ficavam distribuídos nas demais.
Então a escolha é certeira, correto?
Na verdade, não, acalme-se antes de achar que já possui uma solução para qual cabine usar no banheiro público. Pode haver motivos que levaram as pessoas a não se sentarem nas cabines laterais.
Por isso, sempre que for utilizar um local público para fazer suas necessidades, o ideal é observar o aspecto geral do ambiente. Isso quer dizer que você deve dar uma checada na limpeza.
Infelizmente ainda falta um certo bom-senso em muitos usuários. Algumas pessoas utilizam o banheiro e não dão à mínima importância para o modo como deixarão o lugar para os próximos usuários.
Neste sentido, preste atenção no chão, no aspecto do vaso e também note se existe papel disponível. Mais do que isso, certifique-se de que a descarga funciona. Algumas pessoas costumam levar um protetor de acento dentro da carteira ou da bolsa como forma de precaução.