Boas notícias quanto ao concurso para provimento de vagas na Polícia Rodoviária Federal (Concurso PRF 2018). O ministro Raul Jungmann confirmou, na última sexta-feira (23), lançamento do edital, ainda, em 2018.
Informação foi dada durante evento de inauguração de unidade operacional da PRF em Cascavel, no Paraná. O ministro da Segurança Pública autorizou, no final do mês de fevereiro, os concursos para a PRF e, também, a Polícia Federal (PF).
A autorização do pedido do certame deve ser publicada nos próximos dias. A pendência está no aval oficial para dar início ao processo de escolha da banca organizadora. O diretor-geral da PRF, Renato Dias, prevê o lançamento do edital, ainda, neste semestre.
Além das 500 vagas autorizadas para policiais rodoviários federais, Renato Dias frisa a necessidade de provimento, também, no quadro administrativo. Trata-se de esforço para cumprir o desejo de recompor o quadro da corporação.
Movimentações no Planejamento
No dia 21 de fevereiro, o pedido de concurso para a PRF que tramita no Planejamento teve novos avanços. Ao todo, foram seis movimentações, saindo da Divisão de Concursos e parando no Departamento de Legislação e Provimento de Pessoas.
A urgência em realizar o novo certame partiu, inclusive, do Tribunal de Contas da União, após fiscalização das regiões de fronteira. O problema da carência de servidores é agravado com a previsão de aposentadorias.
Para 2018, é esperado que 3.227 policiais ativos se aposentem, seguindo os 373 aposentados no ano passado que, ainda, nem foram repostos. A gravidade da situação, também, foi apontada por Renato Dias, que trouxe alarme do risco de colapso caso o novo concurso não ocorra o mais rápido possível.