É preciso saber de algumas coisas antes de decidir criar um gatinho dentro de casa, uma vez que há várias ações que os gatos detestam, mas poucos são os seres humanos que fazem alguma ideia. Se não quer deixar o seu pet estressado, fique atento a esses pontos, pois você pode estar incomodando e muito.
Leia mais: Seu gato fala! 7 sinais secretos que eles dão aos donos de forma indireta
Gatos detestam essas coisas
Logo abaixo, você pode conferir algumas das coisas que mais irritam os felinos, para começar a evitá-las, assim não os deixará estressados e incomodados. Com isso, irá proporcionar uma vida mais feliz e confortável para eles.
Sons muito altos
Assim como os cães, os felinos têm uma audição muito aguçada e, consequentemente, bem sensível. Dessa forma, barulhos altos, música com volume lá em cima e até gritaria dentro de casa são coisas que vão incomodar profundamente o seu gatinho. Isso pode fazer com que ele fique estressado e assustado.
Além disso, é preciso tomar cuidado para não prejudicar a audição do seu pet.
Carinho em excesso
Diferente de outros animais, os gatos não são os maiores fãs de receber muito carinho; porém, isso irá depender muito da personalidade de cada um deles. Assim, a depender do gosto do seu gato, ele pode amar receber um chamego ou até mesmo odiar ser tocado demais. Espere que ele decida ir até você para pedir alguma coisa.
Cheiros muito fortes
Outra coisa que também pode irritar ou afastar o seu gato de você são os cheiros fortes. Se ele achar que algum cheiro seu ou de algo que você está fazendo tem um odor desagradável, certamente vai decidir ir para bem longe do seu espaço. Em resumo, perfumes muito fortes, produtos de limpeza ou alimentos com cheiros intensos, como vinagre e cebolas, são exemplos de algumas coisas que os gatos odeiam e das quais eles querem distância.
Também vale para os cheiros causados por bagunça e falta de limpeza na casa. Até mesmo das próprias coisas do gato, sendo assim, não deixe de trocar a areia da sua caixa regularmente.
Pessoas estranhas
A depender do quão social é seu gato, ele também pode odiar a presença de pessoas desconhecidas no ambiente. Com isso, alguns podem até não se importar muito, mas normalmente estes animais vão preferir recuar e vão permanecer cautelosos até sentir 100% de confiança nesse alguém novo.
Mudanças e viagens
Desde as pequenas até grandes mudanças, os gatos detestam!
Eles não são do tipo de animal que gosta que interfiram em suas rotinas. Sendo assim, é comum que eles se acostumem com a mesma casa, mesma caixa de areia e até o mesmo pote de água. Fica evidente como eles ficam incomodados quando algo muda em suas vidas confortáveis. É por isso que a melhor forma de agradar o seu gatinho, é proporcionando a ele uma rotina organizada e previsível, para que ele se sinta seguro.
A fim de evitar pequenas e grandes mudanças, a não ser que sejam extremamente necessárias, o mesmo se aplica para viagens, curtas e longas, mesmo que temporárias. A preferência dos felinos é continuar no conforto da mesma casa o maior tempo possível.