A perda de aparelhos celulares por causa de acidentes envolvendo água é algo extremamente comum. É realmente uma experiência bem desesperadora para o dono do celular. Isso, porque raramente sabemos o que fazer quando o celular cai na água, então podemos cometer diversos erros que podem piorar ainda mais a situação.
Leia mais: Vai sair, mas a bateria ‘morreu’? 5 dicas para recarregar o celular mais rápido
Sendo assim, confira agora um passo a passo simples e seguro do que fazer quando o seu celular cai na água.
Dicas para salvar o seu celular
Desligue o telefone
Após ocorrer o acidente, se o seu celular cair na água, saiba que o primeiro passo após retirar o aparelho é se certificar que ele fique desligado. Para isso, retire a sua bateria, chip, cartão de memória e tudo mais de interesse ou importante. O primeiro instinto é justamente tentar ligar o aparelho para ver se ele ainda funciona, mas isso não deve ser feito, pois o processo pode causar ainda mais danos.
Ao ligar, você pode provocar defeitos nos circuitos elétricos. Dessa forma, poderá mesmo perder o aparelho.
Retire o excesso de água
Após desmontar o aparelho, o próximo passo pode parecer óbvio, mas é justamente enxugar o celular e tirar todo o excesso de água. Para isso utilize um pano macio e dê leve batidinhas, de forma que não danifique o aparelho, mas que também libere a água presa. É comum que, para secar o aparelho, as pessoas utilizem secadoras, aspirador de pó e até mesmo o deixem no sol.
Infelizmente, nenhum desses métodos é muito recomendado, já que o secador – a depender da temperatura – pode acabar descolando os equipamentos internos; o aspirador pode acabar aspirando alguma peça que não deve; e o sol é ainda pior, já que não oferece realmente garantia de que irá secar o celular, mas certamente irá superaquecê-lo.
Coloque o telefone no arroz
Por fim, após ter desmontado e retirado o excesso de água do aparelho, o próximo passo pode parecer meio estranho, mas há uma explicação por trás. Entenda por que você deveria colocar o seu celular no arroz.
Ao imergir o aparelho em meio ao arroz cru, saiba que ele vai absorver toda a umidade presente no seu telefone. Embora outras substâncias, como a sílica em gel, possam ser usadas com o mesmo propósito, o arroz é um método mais fácil e econômico, além de muito eficiente. Por isso, deixe o seu aparelho mergulhado nos grãos por pelo menos 24h. Após isso, tente ligá-lo para ver se o esforço valeu a pena.