Desde que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi anunciada, cidadãos de diversas regiões do país já estão emitindo o documento, que agora conta com uma versão mais moderna e segura, além de ter um formato digital. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, um milhão de brasileiros já emitiram a CIN.
Leia mais: Se você já possui o RG, precisa ler este AVISO GERAL sobre o documento
Conforme informações do governo, atualmente 12 estados brasileiros estão aptos a emitir o novo documento, mas a ideia é ampliar essa implantação até novembro desse ano para todos os estados.
Entre as vantagens de ter a nova CIN em mãos, está a unificação de dados, já que o cidadão passa a ter somente um número de identificação, além da segurança, pois o modelo apresenta um QR Code que permite checar a autenticidade do documento, bem como identificar se foi furtado ou extraviado, com qualquer celular.
Veja a seguir como pedir a sua.
Como emitir a identidade?
O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que a troca pelo modelo é totalmente gratuita. No Rio de Janeiro, por exemplo, o órgão responsável pela emissão é o Detran do estado, que estava emitindo o documento para crianças de zero a 11 anos.
O programa foi ampliado. Agora, pessoas de até 18 anos podem buscar pela nova CIN. O público que precisar da segunda via também pode procurar o órgão. Vale salientar que 12 estados já estão oferecendo o serviço. São eles: Acre; Alagoas; Amazonas; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo as informações divulgadas, quem é do Rio de Janeiro precisa acessar o site do Detran do estado, realizar um cadastro, incluindo nome, filiação, data de nascimento e outros dados pessoais para solicitar o documento. Nesse processo, a pessoa escolherá o local, dia e horário de atendimento.