As férias são um momento de descanso, diversão e lazer. Mas também podem ser uma época de gastos extras com a conta de energia elétrica, se você não tomar alguns cuidados.
Veja também: Fim do ar-condicionado: invenção que resfria sem gastar energia é lançada
Isso porque alguns aparelhos domésticos consomem muita energia e podem fazer a diferença no seu orçamento no final do mês. Quer saber quais são eles e como economizar? Então confira as dicas que separamos para você!
1. Aparelhos para economizar energia elétrica nas férias: ar-condicionado
O ar-condicionado é um dos grandes vilões do consumo de energia nas férias, principalmente nos dias mais quentes do verão. Para evitar que ele pese no seu bolso, procure usar o aparelho somente quando necessário e em uma temperatura confortável, entre 22°C e 24°C.
Nesse sentido, é importante manter as portas e janelas fechadas quando ele estiver ligado e limpar os filtros regularmente para melhorar o seu desempenho.
2. Geladeira e freezer
A geladeira e o freezer são aparelhos que ficam ligados o tempo todo, mas que podem consumir mais energia nas férias, se você abrir e fechar as portas com frequência ou colocar alimentos quentes dentro deles.
Por isso, evite esses hábitos e verifique se as borrachas de vedação estão em boas condições. Também não coloque os aparelhos próximos a fontes de calor, como fogão ou micro-ondas, e regule o termostato de acordo com a estação do ano.
3. Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é outro aparelho que pode gastar muita energia nas férias, se você tomar banhos demorados ou muito quentes.
Para economizar, prefira banhos curtos e mornos ou frios, dependendo da temperatura ambiente. Também verifique se a tensão do chuveiro está adequada à rede elétrica da sua casa e se não há vazamentos ou fios desencapados.
4. Piscina aquecida
Se você tem uma piscina aquecida em casa, saiba que ela pode ser uma das maiores responsáveis pelo aumento da sua conta de energia nas férias. Isso porque aquecer uma grande quantidade de água exige muito da rede elétrica.
Dito isso, se você não for usar a piscina todos os dias, vale a pena desligar o aquecedor ou reduzir a temperatura da água. Também é importante cobrir a piscina com uma lona quando não estiver em uso, para evitar a perda de calor.
5. Aparelhos eletrônicos em posição de espera
Você sabia que os aparelhos eletrônicos que ficam em modo de espera (stand-by) também consomem energia? Pois é, mesmo que pareçam desligados, eles continuam gastando eletricidade para manter algumas funções ativas.
Ou seja, nas férias, procure desligar completamente os aparelhos que você não for usar, como televisão, videogame, computador, carregador de celular, entre outros. Uma dica é usar uma régua com interruptor para facilitar o desligamento de vários aparelhos ao mesmo tempo.
6. Iluminação decorativa
As luzes decorativas são muito usadas nas festas de fim de ano, mas também podem representar um gasto extra com energia nas férias. Para evitar isso, opte por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duráveis do que as incandescentes ou fluorescentes.
Além disso, não deixe as luzes acesas durante o dia ou por longos períodos à noite. Você pode usar um timer para programar o acendimento e o desligamento das luzes.
Seguindo essas dicas simples, você pode economizar energia elétrica nas férias e evitar surpresas na sua conta. Assim, você pode aproveitar melhor o seu tempo livre sem se preocupar com o seu bolso!