Existem algumas falhas que fazem todo indivíduo perder dinheiro e acabam gerando consequências graves para sua saúde financeira. Para gerir seus recursos de forma bem-sucedida e garantir um futuro mais tranquilo, é essencial conhecê-los e saber como evitá-los.
Leia mais: Acabou! Anatel estabelece restrições que colocam fim ao gatonet
Neste texto, conheça os 5 maiores erros quando o assunto é gestão financeira e confira soluções práticas para ficar longe deles.
1. Não ter um orçamento
O primeiro problema é não saber para onde seu dinheiro vai, ou seja, não ter um orçamento. Colocar tudo que ganha e gasta no papel é o primeiro passo para o sucesso financeiro, por isso, comece a rastrear as entradas e saídas.
Hoje, existem uma série de aplicativos e plataformas que ajudam nessa organização. Escolha uma delas e comece a criar um orçamento realista.
2. Ignorar a reserva de emergência
Também é comum que você ignore a importância de uma reserva de emergência e acabe sentindo as consequências somente… bem, durante uma emergência. O segundo conselho é ter uma reserva que cubra pelo menos entre três e seis meses de despesas em um local de fácil acesso.
3. Fazer muitas dívidas
Se encontrar em uma situação de incapacidade de pagamento gera muito estresse e outros problemas sérios. Caso esteja endividado, procure o credor para renegociar a dívida e evite fazer qualquer outro débito enquanto se planeja para pagá-lo.
Dê preferência às pendências com taxas de juros mais altas. Outra dica é aproveitar mutirões e programas especiais, como o Desenrola, projeto de renegociação de dívidas lançado pelo governo.
4. Apostar em apenas um tipo de investimento
Deixar de diversificar sua carteira de investimentos é outro erro comum que faz muita gente perder dinheiro. A solução é aplicar em diferentes tipos de ativos para minimizar os riscos, considerando fatores como perfil e objetivos financeiros.
5. Esquecer a aposentadoria
Ignorar o fato que você vai precisar de dinheiro quando se aposentar também é um grande problema. Para evitar falta de recursos na terceira idade, comece a planejar a aposentadoria e guardar grana quanto antes. Duas boas opções são investimentos a longo prazo e um plano de previdência privada.