O primeiro semestre de 2023 foi um período repleto de oportunidades para os trabalhadores fazerem aquela pausa na rotina acelerada e descansar bastante, visto que os meses apresentaram vários feriados, com alguns deles sendo prolongados. Se quer aproveitar tudo outra vez, saiba que vem muito mais por aí.
Leia mais: Feriado à vista? Brasileiros podem folgar durante a Copa do Mundo Feminina
Para alegria de muitos, o cronograma de feriados não para por aí, pois mais um período recheado de dias de folga vai começar a partir de setembro. Conforme as informações divulgadas, o calendário do país ainda conta com cinco feriados, mas quatro deles podem ser prolongados, uma vez que as datas caem às quintas e segundas-feiras.
Confira mais detalhes ao longo do texto.
Feriados nacionais de 2023.2 começam em setembro
Nos primeiros seis meses do ano, os brasileiros puderam celebrar uma série de datas comemorativas, mas apenas quatro deles foram feriados nacionais; contudo, também houveram outras celebrações estaduais e municipais que possibilitaram alguns recessos em determinadas regiões.
Agora, segundo o cronograma, mais datas importantes estão vindo por aí, então vale a pena ficar por dentro para que você, trabalhador, se planeje bem. Assim, poderá aproveitar os dias de folga da melhor forma possível.
A lista começa com o 7 de setembro, a Independência do Brasil. Em 2023, vai cair numa quinta-feira. Em seguida, vem o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, celebrado em 12 de outubro, que também vai cair na quinta-feira. Em novembro, o mês será marcado pelo feriado de Finados, no dia 2, uma quinta-feira.
Além disso, também será comemorada a Proclamação da República em 15 de novembro, uma quarta-feira.
Por fim, o calendário é encerrado com o Natal, que cairá numa segunda-feira. Desse modo, é possível notar que a data da Proclamação da República é a única em que pode não haver a possibilidade de emendar, ou seja, de ter um descanso prolongado. Os outros dias podem resultar na folga estendida, a depender do acordo feito pelo empregador.
Vale destacar que, nestas datas, diversos serviços podem ser afetados e apresentar horário de atendimento especial, como as agências bancárias, os Correios e unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e mais. Por essa razão, é importante ficar por dentro e se planejar.