Vai sumir tudo! Google anuncia data para exclusão de contas inativas de Gmail e YouTube

Gigante da tecnologia removerá todos os registros de contas que não tiveram nenhum tipo de atividade por dois anos ou mais.



Colocando em prática sua nova política anunciada em maio, o Google anunciou que começará em breve a excluir contas inativas em sua plataforma. Serão afetadas pelo apagamento em massa as contas que estão inativas há dois anos ou mais.

Leia mais: Inteligência artificial: 2 formas de fazer dinheiro com a tecnologia do futuro

Os usuários já começaram a ser notificados de que se não realizarem algum tipo de atividade em breve, terão todos os dados apagados. Segundo a empresa, a exclusão inclui e-mails e o perfil do Google, além do conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), do YouTube e do Google Fotos.

A eliminação dos dados ocorrerá no dia 1º de dezembro de 2023.

Como evitar a exclusão

Quem deseja manter a conta ativa e evitar a exclusão precisa fazer login ao menos uma vez a cada dois anos. A companhia entende como atividade ações como ler ou enviar um e-mail, assistir a um vídeo do YouTube, baixar um aplicativo na Play Store, utilizar o Google Drive ou a busca da plataforma, e até fazer login em outro aplicativo com uma conta Google.

Já o Google Fotos possui uma política de exclusão diferenciada. O usuário deve acessar o aplicativo de forma independente para evitar que sua conta seja apagada.

Para encontrar uma conta “perdida”, basta acessar a página de recuperação de contas do Google e informar o número de celular ou e-mail de recuperação. Após seguir as instruções, o solicitante recebe uma lista com todas as contas registradas em seu número.

Exceções

A empresa afirmou que a decisão não afeta contas de organizações, como escolas ou empresas, ou com assinatura Google One. Somente contas pessoais serão atingidas pela nova política.

Além disso, conforme previsto na Central de Ajuda do Google, não serão consideradas inativas aquelas que, mesmo após dois anos sem uso, se enquadram em uma das seguintes situações:

  • Foram usadas na compra de um produto, aplicativo, serviço ou assinatura do Google que esteja ativa ou seja recorrente;
  • Foram usadas na compra de um item digital;
  • Possuem saldo de vale-presente;
  • Estão relacionadas a um aplicativo ou jogo publicado com assinaturas ou transações financeiras ativas associadas a ele;
  • São usadas para gerenciar atividade de crianças e adolescentes pelo Family Link.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário