O tempo voa. Em um piscar de olhos, nos tornamos mais responsáveis e podemos fazer coisas que não podíamos anos atrás. Em especial, o que marca essa transformação é a maioridade. Portanto, seja você um adulto ou não, listamos algumas coisas que só são possibilitadas (ou obrigatórias) após completar 18 anos.
Veja também: CNH quase vencendo? Veja o novo prazo de validade do documento
5 coisas que você pode fazer ou é obrigado a fazer ao completar 18 anos
1. Dirigir
Quem aí nunca sonhou em dirigir o próprio carro e ir para qualquer lugar sem depender de familiares ou serviços de transporte privado? Pois bem, ao completar 18 anos, já é possível adquirir sua carteira de motorista.
Entretanto, talvez leve um pouco mais de tempo, visto que o futuro motorista terá que ser aprovado nos exames da CNH. Empenhe-se!
2. Votar
Embora o voto seja opcional a partir dos 16 anos, torna-se obrigatório aos 18 anos para todos os cidadãos brasileiros, nas eleições a cada dois anos.
3. Ser julgado como adulto
Nas festas de aniversário no Brasil, é recorrente a brincadeira de que o aniversariante já pode ser preso aos 18 anos. Para ser mais preciso, ele já podia ser detido anteriormente, a diferença é que agora ele será julgado como um adulto. Ao contrário dos outros itens listados, esse é o menos animador. Seja responsável.
4. Viajar sozinho
Por mais que muitas pessoas não tenham ainda as condições financeiras necessárias para irem até outro destino aos 18 anos, mesmo assim, se for o caso, elas podem viajar sem a necessidade de autorização dos pais ou responsáveis.
Uma dica: caso você pretenda viajar para o exterior, pesquise as regras referentes à idade mínima para determinadas atividades. Nos Estados Unidos, por exemplo, você só conseguirá beber álcool aos 21 anos.
5. Abrir contas bancárias
Alguns bancos em específico se destacam por permitirem alguns usuários a se inscrever aos 16 anos com a permissão de algum responsável. Porém, as duas condições referidas não serão mais necessárias: você já pode abrir uma conta sozinho aos 18 anos. Por fim, cuide bem do seu dinheiro.