WhatsApp ao volante? Nova direção autônoma da BMW é de cair o queixo

Em testes realizados na Alemanha, foi possível até mesmo usar o WhatsApp ao volante durante a demonstração. Entenda como funciona!



O novo sistema de direção autônoma de nível três apresentado pela BMW pode ser a solução para combater o uso do celular ao volante, que já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Ou melhor, para possibilitar um uso seguro do WhatsApp ao volante, por exemplo.

Leia também: Você tem um espião? Saiba se alguém acessa seu WhatsApp em segredo

Isso porque o sistema utiliza a tecnologia LiDAR, combinando informações de sensores e câmeras para mapear o ambiente ao redor do veículo com precisão. O motorista ainda precisa estar acordado e na posição de dirigir, mas o carro assume o controle em determinadas condições, como em trânsito intenso e velocidades baixas ou médias.

As informações são da Folha de S. Paulo, que participou de um teste com o sistema de direção autônoma nível três em um modelo Série 7 da BMW em um centro de testes na República Tcheca. Segundo o jornal, o carro se mostrou preciso ao manter-se na faixa, mesmo em curvas prolongadas, e o sistema controlou a aceleração e frenagem de forma ágil, reagindo a obstáculos no caminho.

Durante o procedimento, a câmera interna monitora os olhos do motorista para garantir que ele permaneça atento e pronto para retomar o controle, se necessário.

Até mesmo responder o WhatsApp ao volante é uma possibilidade, mas depende da Lei de Trânsito

O sistema autônomo da BMW também permite que o motorista aproveite o tempo de forma mais relaxada. Durante o teste, a reportagem da Folha informa que seu representante conseguiu responder mensagens no WhatsApp, verificar e-mails e assistir a conteúdos no console central, sem dificuldades no controle do veículo. Caso o motorista não responda aos alertas e não retome o controle após o aviso vermelho, o sistema desliga automaticamente.

No entanto, o sistema de nível três da BMW ainda tem limitações impostas pelas autoridades de transporte e opera abaixo de 60 km/h e somente com carros à frente. A BMW já homologou o sistema na Alemanha e pretende equipar modelos selecionados nos principais mercados europeus a partir do início do próximo ano.

A introdução no Brasil ainda não tem uma data definida, e por aqui, a permissão para usar o celular no modo autônomo dependerá de alterações no Código de Trânsito.

Enquanto isso, o uso do celular ao volante continua sendo uma infração gravíssima no país, com multa e pontos na carteira. Além disso, a BMW também está desenvolvendo tecnologias como o Automated Valet Parking, que permitirá ao carro encontrar uma vaga de estacionamento sozinho, previsto para ser implementado em alguns países em 2025.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário