O novo sistema de direção autônoma de nível três apresentado pela BMW pode ser a solução para combater o uso do celular ao volante, que já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Ou melhor, para possibilitar um uso seguro do WhatsApp ao volante, por exemplo.
Leia também: Você tem um espião? Saiba se alguém acessa seu WhatsApp em segredo
Isso porque o sistema utiliza a tecnologia LiDAR, combinando informações de sensores e câmeras para mapear o ambiente ao redor do veículo com precisão. O motorista ainda precisa estar acordado e na posição de dirigir, mas o carro assume o controle em determinadas condições, como em trânsito intenso e velocidades baixas ou médias.
As informações são da Folha de S. Paulo, que participou de um teste com o sistema de direção autônoma nível três em um modelo Série 7 da BMW em um centro de testes na República Tcheca. Segundo o jornal, o carro se mostrou preciso ao manter-se na faixa, mesmo em curvas prolongadas, e o sistema controlou a aceleração e frenagem de forma ágil, reagindo a obstáculos no caminho.
Durante o procedimento, a câmera interna monitora os olhos do motorista para garantir que ele permaneça atento e pronto para retomar o controle, se necessário.
Até mesmo responder o WhatsApp ao volante é uma possibilidade, mas depende da Lei de Trânsito
O sistema autônomo da BMW também permite que o motorista aproveite o tempo de forma mais relaxada. Durante o teste, a reportagem da Folha informa que seu representante conseguiu responder mensagens no WhatsApp, verificar e-mails e assistir a conteúdos no console central, sem dificuldades no controle do veículo. Caso o motorista não responda aos alertas e não retome o controle após o aviso vermelho, o sistema desliga automaticamente.
No entanto, o sistema de nível três da BMW ainda tem limitações impostas pelas autoridades de transporte e opera abaixo de 60 km/h e somente com carros à frente. A BMW já homologou o sistema na Alemanha e pretende equipar modelos selecionados nos principais mercados europeus a partir do início do próximo ano.
A introdução no Brasil ainda não tem uma data definida, e por aqui, a permissão para usar o celular no modo autônomo dependerá de alterações no Código de Trânsito.
Enquanto isso, o uso do celular ao volante continua sendo uma infração gravíssima no país, com multa e pontos na carteira. Além disso, a BMW também está desenvolvendo tecnologias como o Automated Valet Parking, que permitirá ao carro encontrar uma vaga de estacionamento sozinho, previsto para ser implementado em alguns países em 2025.