O centro do Brasil terá mais um dia de forte calor nesta quarta-feira (2), mostra a previsão do tempo. As temperaturas altas são provocadas pela presença de bloqueios de ar gerados por sistemas de alta pressão. Comuns no inverno, eles impedem as nuvens de chegar em certas regiões e aumentam os termômetros.
Leia mais: Salário estratosférico de Deborah Secco levanta debate polêmico na Globo
O calor atinge os estados do Centro-Oeste, parte do interior do Nordeste e do Norte, onde o tempo seco e a umidade a níveis muito baixos predominam. Na capital Goiânia (GO), há alerta de baixa umidade, já que ela fica em torno de 10% durante o dia.
Também se destaca a grande amplitude térmica no centro do país, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas será bem grande ao longo desta quarta. Em Cuiabá (MT), os termômetros variam entre 20°C e 38°C, amplitude de 17°C.
O tempo seco e o calor também se destacam no Sudeste. A máxima será de 27°C em São Paulo (SP) e de 30°C na capital do Rio de Janeiro.
Descendo para a região Sul, o tempo fica firme e quente também no Rio Grande do Sul, onde a máxima atinge 27°C em pleno inverno. A chuva chega na capital gaúcha até o fim da semana, mas o calor predomina por hora.
Chuva
Há previsão de chuva somente para partes do Nordeste e do Norte, caindo em diferentes intensidades. No litoral da Bahia e do Recife, a chuva que começou na madrugada persiste ao longo do dia.
Já em Rondônia, Amapá e parte do Amazonas, chove de maneira pontual em alguns momentos específicos, mas os acumulados não serão altos.