O seu celular está pedindo socorro por falta de espaço? Não se preocupe! Com algumas ações simples, você pode liberar espaço no WhatsApp e fazer o seu dispositivo funcionar como novo. Siga as dicas para uma limpeza inteligente e turbine o seu telefone para aproveitar o seu aplicativo de mensagens favorito ao máximo.
Leia mais: Se você usa, respire fundo: veja 4 desvantagens do WhatsApp Web
Se você já fez de tudo, mas nada ainda resolveu de verdade o seu problema, talvez o que falta é usar o botão secreto que libera mais memória no seu celular. Além de saber qual é, você também vai aprender outras dicas que são essenciais e devem virar rotina para manter o telefone leve e funcional.
Libere espaço no WhatsApp
Excluir conversas antigas é o primeiro passo.
Revise algumas delas e elimine aquelas que não são mais relevantes na sua vida. Basta pressionar e segurar a conversa que deseja apagar e selecionar “apagar chat”. Assim, você abrirá espaço para novas histórias.
Apagar mídias desnecessárias também é um cuidado que faz toda a diferença. Isso, porque se você não alterar as configurações, o mensageiro salva automaticamente fotos, vídeos e outros arquivos que vão sendo recebidos nas conversas. Verifique as suas mídias e apague aquelas que não têm mais importância.
Você deve limpar o cache com frequência. Ele funciona como um “armário de bagunça” do WhatsApp, onde ficam guardados dados temporários que podem ocupar espaço no dispositivo. Para limpá-lo, siga estes passos:
No Android: vá para Configurações do telefone > Aplicativos > WhatsApp > Armazenamento > Limpar cache;
No iOS: desinstale e reinstale o aplicativo para limpar o cache e começar com tudo organizado.
Agora, a dica de ouro é liberar espaço por meio do botão secreto. O detalhe está em gerenciar o armazenamento de mídia. O WhatsApp oferece uma opção para isso de forma automática. Ative-a com os passos a seguir:
- Acesse às “Configurações”;
- Clique em “Armazenamento e dados”;
- Clique na opção de gerenciar armazenamento.
Lá, você pode revisar e apagar mídias grandes, encaminhadas com frequência e outros arquivos desnecessários.