Inimigo do ar-condicionado: inovação sustentável resfria sem gastar energia

Veja uma inovação sustentável que funciona como um ar-condicionado e que resfria os ambientes sem gastar energia elétrica.



Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e com o alto consumo de energia, uma inovação sustentável surge como uma solução revolucionária para combater o uso excessivo do ar-condicionado convencional. Inspirado na arquitetura egípcia e sistemas palestinos, esse aparelho inovador é feito de cerâmica.

Leia mais: Ar-condicionado x ventilador: qual tem o melhor custo-benefício em 2023?

Ele é feito de terracota e promete mudar a forma como climatizamos os nossos ambientes. A criação atende uma necessidade cada vez mais presente no mundo, que é a de reduzir o consumo de energia elétrica. Dados da Agência Internacional de Energia (IEA) revelam que o ar-condicionado comum representa cerca de 20% do consumo mundial. Isso é muita coisa, certo? Especialmente para o seu bolso.

Inovação sustentável

O estúdio francês Entreautre decidiu criar uma alternativa sustentável e eco-friendly para resfriar os espaços de convivência. Apesar de muito inovador, a concepção é considerada simples e eficaz. Feito de terracota, um material poroso com a capacidade de absorver água, o aparelho utiliza o princípio da evaporação para criar um agradável frescor no ambiente.

Funciona como um verdadeiro ar-condicionado ecológico, ou seja, sem a necessidade de eletricidade. A ideia é simples, mas isso não quer dizer que deixa de ser engenhosa. Pelo contrário!

No interior do aparelho, há um labirinto de paredes umedecidas. O ar flui através desse labirinto, entrando em contato com as moléculas de água retidas pela terracota. Quando a água evapora, ela retira o calor do ar, deixando o ambiente mais fresco e agradável.

Além da funcionalidade sustentável, o item é decorativo e considerado muito charmoso. Ele pode ser usado em diferentes ambientes, garantindo um charme a mais. Em situações em que é preciso potencializar a sensação de resfriamento, a dica é usar um ventilador com o aparelho. É uma boa escolha em dias mais quentes.

A inovação sustentável pode reduzir significativamente o consumo de energia elétrica, tornando as casas e comércios mais parceiros do meio ambiente, garantindo um ambiente agradável com respeito maior à natureza.




Voltar ao topo

Deixe um comentário