Você pode adotar diversas medidas para garantir a sua privacidade, mas alguns pequenos descuidos podem colocar a sua segurança em risco de um jeito que sequer imagina. Quer saber como? Veja o que os pesquisadores descobriram sobre as vulnerabilidades no sistema de SMS de alguns celulares e comece a se prevenir.
Leia mais: WhatsApp estuda recurso para aumentar 2x mais a privacidade em grupos
Por meio dessa “porta aberta”, é possível localizar e rastrear as pessoas, então se está fora das redes sociais por acreditar que ficará mais protegido assim, pode ser que tenha se enganado, pois o risco está onde menos imagina.
Falhas no sistema de SMS
Por meio das falhas de segurança no sistema de SMS, os hackers conseguem monitorar os usuários com base em seus números de celular e acesso à rede. Apesar de alguns indícios que preocupam os usuários, ainda não há nenhuma evidência de uso dessas informações com prejuízos reais.
Ainda assim, é preciso ter muita cautela e muita atenção para se proteger.
Uma das maneiras de garantir alguma proteção é manter o sistema operacional atualizado e utilizar aplicativos de mensagens com criptografia de ponta a ponta, para garantir a preservação da privacidade. A vulnerabilidade foi percebida por uma equipe de pesquisadores que utilizou algoritmos avançados de aprendizado de máquina para determinar a localização exata das vítimas com base nos tempos de entrega das mensagens de texto.
Essa vulnerabilidade está sendo explorada apenas no sistema operacional Android, segundo as primeiras pesquisas feitas sobre as falhas no sistema de SMS. O estudo foi liderado pelo pesquisador Evangelos Bitsikas, estudante de doutorado da Universidade Northeastern.
Ao compartilhar as falhas, a intenção é adotar algumas medidas de prevenção para que os usuários sejam protegidos dos possíveis ataques. Isso pode ser usado para fins maliciosos, como espionagem ou vigilância.
Pensando na sua segurança e privacidade, preste sempre muita atenção antes de compartilhar informações pessoais. Esteja sempre atento a atividades suspeitas como forma de precaução e se proteja da forma que puder.