Se você é novo no mundo das atividades físicas, certamente já deve ter se perguntado qual é a frequência ideal de treinos. Saiba que a ciência tem uma resposta para isso, mostrando mais uma vez que “menos pode ser mais” e que a criação de um bom hábito é o que faz a diferença. Veja qual é a orientação e o que os estudos mostraram.
Leia mais: Vigorexia: o problema psicológico grave de quem fica obcecado com academia
É claro que a definição pode variar de acordo com seus objetivos pessoais, nível de condicionamento físico, assim como a disponibilidade de tempo e o seu desejo. Se você quer apenas manter uma boa saúde, a frequência pode ser completamente diferente daqueles que querem tonificar bastante o corpo, com metas para o ganho de massa.
Frequência ideal de treinos
Quem é iniciante, por exemplo, deve seguir a recomendação de ir à academia entre duas a três vezes por semana, fazendo com que o corpo se adapte aos poucos e evite riscos de lesões. No nível intermediário, quando já se tem um bom condicionamento, uma frequência de três a quatro vezes é indicada. E nos casos avançados, entre quatro a seis vezes por semana, por causa de um bom condicionamento físico e objetivos, como ganho de massa magra.
Mas tudo isso pode ser diferente de uma pessoa para outra, logo não há uma regra absoluta. Acontece que, mais recentemente, a ciência conseguiu mostrar por meio de uma pesquisa publicada na Jama Internal Medicine que existe, sim, uma rotina ideal. Ao analisar 89 mil pessoas que vão à academia duas ou mais vezes por semana, a ideia de fazer os treinos de forma consecutiva, por exemplo, três dias seguidos, se mostrou melhor para a saúde.
Isso melhora a saúde do coração, uma vez que a atividade física mais concentrada reduz os riscos de doenças cardiovasculares, tendo um efeito positivo no corpo, mas é importante que você consulte um profissional especializado em treinos para definir uma rotina ideal para os seus objetivos, de forma personalizada.
E lembre-se sempre de que a qualidade importa mais do que a quantidade, o que também vale para a prática de exercícios físicos.