A baixa umidade do ar continua incomodando os moradores do Centro-Oeste e do estado de Minas Gerais nesta quarta-feira (9). Já São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e o sul de Minas Gerais terão um dia um pouco mais frio e com chuva fraca, resultado do vento úmido que sopra do mar.
Leia mais: ALERTA laranja Inmet: chuvas e ventos de até 100 km/h chegam em 3 estados
Nessas três áreas, o sol começa a brilhar e aumenta as temperaturas até o meio da tarde. O vento, entretanto, não é forte o suficiente para atingir outros estados.
O tempo seco tem levado ao registro de queimadas em partes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. As condições continuam prejudicando o Centro do país ao longo desta semana, assim como a radiação solar, que estará entre alta e muito alta em boa parte do Brasil hoje.
Já no litoral nordestino, o dia será de chuva, inclusive nas capitais. Chove também em Manaus e Boa Vista, mas o calor continua.
Temporais no Sul
Meteorologistas alertam que um sistema de baixa pressão que deve alcançar o mar entre sexta e sábado (11 e 12) tem possibilidade de se tornar um novo ciclone sobre a região Sul. No entanto, ele não deve ser tão forte quanto os últimos dois, que provocaram bastante destruição.
A previsão do tempo é de chuva em Florianópolis, com máxima de 19°C e risco de alagamentos e deslizamentos. A semana deve continuar chuvosa em quase toda a região Sul, que tem alerta de perigo devido a esses temporais.
Nas áreas onde não há previsão de chuva, os termômetros disparam ao longo do dia e a umidade começa a cair até o meio da tarde. Em Cuiabá, por exemplo, as máximas podem alcançar 40°C.