Se você está cansado do calor intenso e não vê a hora de poder tirar a blusa de frio do fundo do armário, saiba que esse momento está chegando. De acordo com a previsão do tempo, as temperaturas devem abaixar a partir de domingo (13) na região Sul do Brasil. Desse modo, há chances de formação de geada entre a madrugada de domingo para segunda (14), principalmente nas áreas de baixada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Veja também: ALERTA laranja Inmet: chuvas e ventos de até 100 km/h chegam em 3 estados.
Além disso, os moradores da serra catarinense podem se preparar para um dos eventos favoritos dos brasileiros: a neve em pleno Sul do país. As temperaturas no centro-sul gaúcho devem ficar entre 0º e 2ºC, fazendo com que os moradores precisem se agasalhar mais na hora de sair de casa.
Alívio para moradores do Centro-Oeste
Contudo, a massa de ar fria não ficará somente no Rio Grande do Sul. Ela irá avançar sobre o Paraná e pode chegar no Sudeste e no Centro-Oeste. Com isso, os moradores dessa região terão um alívio das altas temperaturas registradas nas últimas semanas, que vem causando verdadeiro incômodo para grande parte deles. Ao contrário da região Sul, não há previsão de geada para essas áreas.
Assim, a nova massa de ar frio irá ajudar a amenizar o calor atípico presente nesse inverno. Essa situação está ocorrendo em razão da influência do El Niño em todo o país, principalmente nos estados da região Central do Brasil. Além das altas temperaturas, o tempo seco e a baixa umidade também tem gerado problemas para as pessoas e para o meio ambiente.
Na região Sul, o calor atípico do inverno tem afetado as lavouras de trigo, que são impactadas pela falta de “horas de frio”. Já no Centro-Oeste, as áreas de cerrado estão em constantes queimadas, visto as altas temperaturas e o tempo extremamente seco, que potencializa o fenômeno.