A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejusp MS) teve novo concurso autorizado! O governador do estado, Reinaldo Azambuja, assinou autorização de edital com 170 vagas para a Coordenadoria Geral de Perícias (CGP MS).
O ato foi concretizado na última sexta-feira (06) e o edital é aguardado para o mês de maio. Devem ser contempladas carreiras de níveis médio e superior com iniciais que chegam a R$ 9 mil.
O decreto de autorização, por sua vez, foi publicado na edição de hoje (09) do Diário Oficial.
As oportunidades serão divididas entre os cargos de agente de política científica (50) e perito – médico legista (40), criminal (40) e papiloscopista (40). As vagas suprirão as demandas apresentadas pelo estado, especialmente, no interior.
O presidente do Sindicato da Polícia Civil de MS (Sinpol-MS), Giancarlo Corrêa Miranda, enfatiza a importância do certame, além de frisar que o mesmo está pendente há mais de 13 anos.
Investigação
A carência apresentada no quadro de servidores da CGP-MS era tão grave que tornou-se objeto de investigação do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep). Consta que o déficit se aproxima a 63% do total efetivo para peritos criminais e 70% para legistas.
O quadro é, ainda, pior nas cidades do interior. Segundo o Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS), há situações em que o servidores precisam se deslocar em longas distâncias para o atendimento de ocorrências.
A defasagem tem, consequentemente, reflexos no atendimento ao públicos, tais como atrasos na emissão de laudos. Por isso, a Sejusp MS estudava, desde janeiro, a possibilidade abrir novo certame para a Coordenadoria.