Muito se fala a respeito da calibragem dos pneus e da vida útil de cada um deles. Você já deve estar cansado de ouvir falar para olhar o manual do carro e identificar a calibragem ideal, além de conferir a marca do pneu que limita o seu desgaste. No entanto, será que pneu tem prazo de validade?
Veja também: Não estão lá à toa: para quê servem os números e letras nos pneus do carro?
Essa é uma dúvida legítima, já que algumas pessoas não utilizam o veículo com tanta frequência, e os pneus permanecem bastante tempo como se fossem novos. Será que está tudo bem rodar com eles assim ou pneu tem prazo de validade? Entenda mais sobre o assunto agora.
Qual é o prazo de validade dos pneus do carro, afinal?
A resposta a essa pergunta é bem simples e direta: não existe. Se você mal usa o carro e ele fica parado a maior parte do tempo, não se preocupe. De acordo com os especialistas, pneu não possui prazo de validade. Contudo, é importante ter atenção a alguns detalhes.
Mesmo sabendo que pneu não tem prazo de validade, você deve entender que ele envelhece e deve ser conservado corretamente. O material sintético é altamente durável e resistente, mas um veículo exposto à chuva, sol e todo tipo de condição climática por anos pode apresentar falhas e enfraquecimento na estrutura.
Inclusive, mesmo que não haja prazo de validade, o pneu possui prazo de garantia. Ou seja, existe um tempo que é assegurado pelo fabricante para utilizar o equipamento com segurança. Para a maioria deles, 5 anos é o tempo limite.
Vale saber que a certificadora alemã TÜV Rheinland é reconhecida pelos relatórios técnicos sobre o assunto. Ela afirma que um pneu tem até oito anos de validade para que suas propriedades químicas permaneçam ideais e em boas condições. Porém, para alguns especialistas, o dado é controverso.
Quando você deve fazer a troca?
A troca dos pneus deve ocorrer sempre que as marcas de desgaste forem atingidas. Você perceberá que existe uma marquinha no sulco dos pneus. Se ela começou a ser gasta, é porque o jogo deve ser trocado, ou pelo menos a unidade foi desgastada.
Rodar com pneu careca é ilegal e pode oferecer riscos para os ocupantes do veículo, especialmente em situações de chuva e asfalta molhado.