Cada vez mais, as pessoas estão passando a adotar o uso do banquinho próximo ao vaso sanitário, principalmente em banheiros residenciais. Afinal, de onde surgiu essa ideia e qual é a grande vantagem do seu uso? Vamos entender agora as descobertas da ciência sobre o caso para melhorar a sua saúde.
Leia mais: Quantas vezes devemos ir ao banheiro para ter um intestino saudável? Especialista explica
Sim, é uma questão de saúde e bem-estar que tem o objetivo de tornar o processo de evacuação mais confortável. Os banquinhos te auxiliam ao posicionar o corpo da maneira adequada, favorecendo assim o fluxo natural do intestino e deixando o processo menos prejudicial ao corpo.
Uso do banquinho no banheiro
A ideia é simples: o cuidado está no uso de um banquinho posicionado na altura adequada. Ele ajuda a elevar os pés e proporciona uma posição mais próxima ao agachamento. Sim, a ideia é voltar um pouco no tempo para se aproximar da posição mais natural para o momento de eliminação das fezes.
Ao utilizar o banco na posição certa e na altura ideal, é possível melhorar a passagem das fezes, evitando assim a necessidade de fazer esforço excessivo para evacuar. É uma solução que funciona ainda melhor com as pessoas que reclamam de intestino preso.
Além de ser uma questão de bem-estar, a sua saúde também está em jogo. Isso, porque especialmente quando se utiliza o celular, muitas pessoas passam tempo demais sentadas no vaso sanitário à toa. Isso pode aumentar o risco de hemorroidas, principalmente quando a posição não é adequada.
Portanto, o uso do banquinho próximo ao vaso sanitário pode ajudar a prevenir esses problemas. Ainda assim, a dica principal é evitar permanecer tempo excessivo no banheiro, forçando a evacuação.
Os médicos recomendam não usar o celular enquanto se está sentado no vaso sanitário, para que assim a pessoa consiga se concentrar na tarefa e reduza o tempo gasto sentado, o que contribui para a saúde intestinal. Agora que você tomou todas essas dicas, que tal investir em um banquinho? Veja na figura a altura ideal e providencie um: