Os 5 passos para lavar seus calçados na máquina de lavar sem estragá-los

Sabe aquele tênis encardido? Confira as dicas para lavar calçados na máquina de lavar, facilitando o processo de higienização dos tecidos.



Higienizar os sapatos com eficiência não é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem vários pares. Nesse caso, a lavagem manual acaba se tornando cansativa e nem sempre as lavanderias cobram um preço razoável pelo serviço.

Veja também: Pessoas estão colocando bolas de tênis na máquina de lavar roupas e a razão é brilhante

Felizmente, existe uma maneira prática de realizar essa limpeza na máquina, utilizando produtos e ciclos específicos. Sendo assim, a partir de certas medidas de segurança, você consegue obter ótimos resultados em pouco tempo.

Não deixe de higienizar os seus tênis uma vez por semana

Limpar os seus tênis é uma maneira de se proteger contra doenças infecciosas, como micose e outros fungos. Esse cuidado é especialmente importante em calçados usados para realizar exercícios físicos, na academia ou ao ar livre.

Geralmente esses sapatos acumulam muito suor, tornando-se um ambiente que promove a proliferação de microrganismos. Desse modo, comece a cuidar da sua saúde pela maneira que você trata suas roupas na hora de lavá-las.

Veja como lavar calçados na máquina de um jeito simples

1º passo: certifique-se que o modelo pode ser lavado na máquina, conferindo a etiqueta e avaliando o material. Portanto, evite couro e superfícies delicadas na centrífuga, concentrando-se nos tênis feitos de fibras sintéticas e algodão.

2º passo: agora remova a palmilha e o cadarço, removendo resíduos de talco e outras sujidades mais evidentes. Para facilitar essa etapa, use uma escova pequena, no intuito de eliminar a sujeira que fica nas frestas do solado.

3º passo: no reservatório, adicione apenas uma medida de sabão líquido, que não é tão abrasivo quanto os grânulos em pó. Não coloque mais nada, pois amaciante e outros produtos podem danificar a superfície do calçado.

4º passo: em seguida, coloque o par de tênis em um saquinho próprio para lavagens delicadas. É possível usar os sacos usados de sutiã e roupas íntimas, que têm pequenos furinhos e protegem qualquer peça do atrito.

5º passo: por fim, coloque na máquina no ciclo mais leve, sem acionar a secadora, pois o sapato precisa secar ao ar livre. Dessa forma, o movimento da máquina não compromete a textura e o conforto oferecido pelo design. Quanto às palmilhas e cadarços, lave-os separadamente, fora da rede de proteção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário