Quem nunca caiu no sono no sofá após um longo dia, apenas para acordar quando alguém gentilmente sugere que é hora de ir para a cama? Porém, o que antes era um sono profundo e confortável, de repente, se transforma em uma batalha contra a insônia assim que você se deita entre os lençóis.
Leia mais: Usa o fim de semana para recuperar o sono? Cuidado! Estudo faz ALERTA
É quase como se o colchão tivesse um botão mágico de “desligar o sono”. Mas por que essa mágica acontece? Especialistas desvendam o mistério.
“Pressão do sono” é o grande vilão
Segundo Madeline Sprajcer e Sally Ferguson, pesquisadoras da Universidade Central de Queensland, na Austrália, a “pressão do sono” é o grande vilão dessa história. Elas explicam que essa pressão é como uma força biológica que nos empurra para o sono, e quanto mais tempo ficamos acordados, mais intensa ela se torna.
É por isso que um cochilo no sofá pode ser tão irresistível – afinal, a pressão do sono acumulada é como uma mão invisível nos empurrando para um sono restaurador.
O relógio biológico, também conhecido como ritmo circadiano, é outro ator nessa peça. Nosso corpo é programado para permanecer acordado durante o dia e descansar à noite. Além disso, o ambiente desempenha um papel crucial.
Imagine um sofá quentinho, luz suave da TV – é o cenário perfeito para um cochilo revigorante. “No final do dia, a pressão do sono está forte, seu ritmo circadiano está te dizendo para dormir e seu ambiente é aconchegante e confortável”, explicam as pesquisadoras.
Porém, o problema surge quando você muda de lugar e vai para a cama. A pressão do sono diminui após o cochilo, o que significa que você não sente o mesmo impulso para dormir. E aqui entra a dica do tempo: um cochilo curto, digamos 15 minutos, não afeta tanto a pressão do sono como um cochilo mais longo.
E quem nunca acordou no meio de um ciclo de sono?
Madeline e Sally alertam que isso também pode estar jogando contra nós. Os ciclos de sono duram cerca de 90 minutos e atravessam diferentes fases de leve e profundo. Acordar durante o sono profundo pode te deixar grogue e mais propenso a dormir de novo. Já acordar durante o sono leve pode dificultar o adormecer novamente.
Mas não se desespere, há maneiras de melhorar essa situação. A higiene do sono é um conjunto de hábitos que contribuem para um descanso mais tranquilo e reparador. Manter um quarto escuro, silencioso e confortável é uma delas. Seguir uma rotina de sono também ajuda – o cérebro gosta de previsibilidade.