Se você acha que mofo é tudo igual, 6 exemplos provam o contrário

Você já viu vários tipos de mofo, na parede de casa e nos alimentos, então confira a classificação de cada um e suas características.



Algumas variantes do bolor apresentam riscos evidentes para a saúde, portanto, muitos adoecem em ambientes úmidos. Afinal, o ácaro e outros microrganismos levam ao desenvolvimento de problemas respiratórios, e alergias.

Veja também: Da cozinha para o banheiro: 4 benefícios do sal que turbinam a limpeza

No ambiente doméstico, é possível observar a formação desses fungos que tornam a aparência do ambiente nada agradável. Portanto, entenda como ocorre a formação desses elementos que podem assumir diversas formas na superfície.

Conheça os 6 principais tipos de mofo que causam bolor

1. Fungo preto em construções

fungo preto
Getty Images

O fungo Stachybotrys surge em materiais de construção que ficaram molhados e expostos ao ar por um período prolongado. Desse modo, é essencial escolher materiais que secam rápido e avaliar a evolução das obras mais recentes.

2. Manchas escuras no banheiro

torneira com fungo
spyarm / Getty Images

Acredite, aquela mancha escura no chuveiro e na torneira não é sujeira, e sim o fungo Aureobasidium. Nesse caso, basta remover a proliferação usando água sanitária, com luvas e máscara, lembrando que o aspecto escurecido não some.

3. Esverdeado e laranja em alimentos

Reprodução

As frutas e legumes costumam apresentar a casca esverdeada e até meio branca, pela ação do Penicillium. Dessa forma, pães e outros alimentos sofrem essa deterioração e devem ser jogados fora, pois já estão contaminados.

4. Fungos vermelhos em massas

Fungos vermelhos
Reprodução / Foodiepelago

Para estudar a evolução dos fungos, os cientistas acabam usando o Neurospora, que aparece em massas. Quanto ao pão, essa fermentação é segura, mas só deve ser manipulada em laboratório. Ou seja, oferece riscos de infecção.

5. Coloração roxa em superfícies brancas

Fusarium
Tomasz Klejdysz / Getty Images

O Fusarium é menos comum, mas está ligado a cereais como o arroz, que começa a escurecer, apresentando áreas roxas. Essa ocorrência ressalta a importância de manter certos ingredientes em lugares arejados e longe da luz solar.

6. Espuma rosada em porcelanas

Serratia
Reprodução / Notla Water Authority

Se você perceber um acúmulo de pigmento rosado na pia do banheiro e outros objetos de louça, fique atento. Ou seja, trata-se de um grupo de fungos chamado Serratia, que deve ser rapidamente eliminado pelo uso de desinfetantes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário