5 frases que podem soar como elogios, mas que na verdade são puro veneno

Se você já fez um desses comentários, talvez seja hora de reavaliar. E se já ouviu, saiba que você não está sozinho.



Já esteve em uma situação onde alguém te elogiou e, segundos depois, você pensou: “Isso foi realmente um elogio?” Às vezes, certas frases que parecem ser amorosas à primeira vista têm um subtexto não tão positivo. Se você já fez um desses comentários, talvez seja hora de reavaliar. E se já ouviu, saiba que você não está sozinho.

Leia mais: Quando a educação passa dos limites: 7 hábitos que irritam secretamente

Confira a seguir cinco frases que talvez você deva pensar duas vezes antes de soltar.

5 frases que parecem elogios, mas têm um toque amargo

1. “Você está diferente! Como emagreceu!”

À primeira vista, pode parecer um elogio, mas se analisarmos, é uma observação sobre o corpo alheio. Pode ser que a pessoa tenha passado por momentos difíceis ou que, simplesmente, não queira ter seu corpo como tópico de conversa. Melhor elogiar algo universal como: “Você está radiante hoje!”

2. “Essa roupa é tão ousada para você, né?”

Esta é uma forma indireta de dizer que alguém normalmente não se veste bem ou que aquela roupa não é “apropriada” para ela. Uma alternativa mais simpática? “Essa cor fica ótima em você!”

3. “Eu amava seu cabelo antes, mas essa cor nova está… interessante.”

Mudanças de visual são pessoais e muitas vezes ligadas à autoexpressão. Se alguém decide mudar, é importante dar apoio ou, se não gostou, simplesmente não comentar.

4. “Para sua idade, você está incrível!”

Embora possa parecer um elogio, essa frase tem um subtexto de que a pessoa deveria parecer mais velha ou menos atraente devido à sua idade. Vale reforçar que a idade é apenas um número, e todos merecem se sentir bem independentemente dela.

5. “Você é tão fotogênico!”

Essa pode ser uma maneira de dizer que a pessoa parece melhor nas fotos do que na realidade. Por que não apenas dizer: “Adorei sua foto!”?

Em um mundo onde a comunicação é chave, ser cuidadoso e gentil com as palavras pode fazer toda a diferença. Faça elogios genuínos e evite comparações ou julgamentos – assim, construímos relações mais saudáveis e empáticas!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário