O hábito de colocar objetos em cima da geladeira muitas vezes surge da conveniência do espaço disponível, porém, pode rapidamente se transformar em uma área de acumulação aleatória. Desde itens do dia a dia até objetos menos utilizados, a parte superior da geladeira muitas vezes se torna um local para guardar coisas que não têm um lugar designado.
Veja também: Inimigos da economia: 7 eletrodomésticos sugam toda a energia
Embora possa parecer uma solução temporária, é importante ter em mente que a organização desse espaço pode contribuir para a estética e funcionalidade da cozinha, evitando o acúmulo desordenado e facilitando o acesso aos itens necessários.
Mas você sabia que pode ser um grande erro colocar coisas em cima da geladeira? O fato é que existem alguns itens que podem danificar o seu eletrodoméstico ou estragar mais rápido se ficarem expostos ao calor. Confira a seguir:
1. Itens que não devem ser colocados em cima da geladeira: eletrodomésticos
Pode parecer tentador colocar aquele liquidificador, batedeira ou cafeteira em cima da geladeira, mas isso pode ser muito perigoso. Primeiro, porque esses aparelhos são pesados e podem comprometer a estrutura da geladeira. Segundo, porque eles não devem ser ligados nesse local, pois podem causar uma sobrecarga elétrica ou interferir no funcionamento da geladeira.
Isto é, o calor gerado pelos eletrodomésticos pode afetar o desempenho do refrigerador e até mesmo danificá-lo. Por isso, o melhor é guardar esses itens em uma prateleira ou outro lugar adequado.
2. Caixas de cereais
As caixas de cereais são grandes e ocupam muito espaço no armário. Por isso, muitas pessoas optam por colocá-las em cima da geladeira, mas isso é um erro. As caixas de cereais podem atrair pragas, como ratos e baratas, que podem invadir a sua cozinha e contaminar os seus alimentos.
Além disso, as caixas podem obstruir a ventilação da geladeira e reduzir a sua eficiência. A melhor solução é armazenar os cereais em potes herméticos e guardá-los em um local seguro.
3. Verduras e frutas
Já as frutas e verduras são alimentos saudáveis e nutritivos, mas também são sensíveis às variações de temperatura. Colocar a fruteira em cima da geladeira pode parecer uma forma de economizar espaço, mas, na verdade, é uma forma de desperdiçar comida.
Diante disso, as frutas e verduras podem estragar mais rápido se ficarem expostas ao calor da geladeira, perdendo suas propriedades e seu sabor. O ideal é que esses alimentos sejam guardados dentro do eletrodoméstico ou em um local fresco e arejado.
4. Pão e outros produtos de panificação
Quem não gosta de um pão fresquinho e macio? Mas para manter a qualidade desses produtos, é preciso armazená-los corretamente. Colocar pães, bolos e biscoitos em cima da geladeira é uma péssima ideia, pois eles podem perder a textura e ficar ressecados ou mofados.
Ou seja, o calor da geladeira pode acelerar o processo de deterioração desses alimentos e prejudicar o seu sabor. O ideal é guardar esses produtos em um armário ou em um local fresco e seco.