Usuários do Uber de algumas cidades brasileiras vão ganhar uma nova funcionalidade na plataforma, oficializando assim uma prática já bem comum entre os passageiros: as viagens em grupos. As informações divulgadas apontam que os consumidores agora terão a chance de configurar uma corrida para até quatro pessoas.
Leia mais: Atenção, motorista: se você tem um DESTES carros, ficará de fora da Uber
Com a novidade, a pessoa que está solicitando a viagem em grupo poderá incluir até três pessoas nesse pedido, em um processo prático e automático que leva apenas alguns cliques, tudo feito diretamente na plataforma.
Confira mais detalhes sobre o mais novo recurso.
Novo mecanismo de viagens em grupo da Uber
Para usar a funcionalidade, basta que a pessoa realize o procedimento padrão de pedido de viagem; contudo, é preciso que o cliente indique que a corrida será deste tipo, marcando a opção disponível no sistema.
Desse modo, a plataforma vai gerar um link compartilhável. O link em questão deve ser enviado para as pessoas que vão dividir essa carona com o usuário que solicitou o pedido. Vale mencionar que, por causa desse processo, todos os participantes devem ter um perfil ativo no app da Uber, além de tê-lo instalado no smartphone.
Esse fator é importante, pois será pelo aplicativo que as pessoas convidadas dessa viagem vão apontar o local de partida e/ou de destino. Todas essas atualizações vão ser exibidas no aparelho do motorista enquanto a corrida está sendo efetuada, dificultando assim que algum contratempo aconteça.
O novo mecanismo também pode servir para solucionar uma questão enfrentada por muitos motoristas: o pagamento. Agora, esse processo passa a ser automatizado, ou seja, o sistema indica ao fim da corrida todas as cotas que devem ser pagas por cada integrante.
A Uber detalha que a divisão igual da conta entre os passageiros possibilita uma economia de 30%, em média, comparando ao caso de um passageiro que faz uma corrida individualmente pelo UberX. Apesar disso, um aspecto pode acabar impactando na adoção da novidade, já que uma taxa é incluída juntamente à quantia da viagem referente a cada passageiro.
Por enquanto, a função está disponível nessas cidades, conforme informações do portal Tudo Celular:
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- Brasília (DF);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- São Luis (MA);
- Pelotas (RS);
- Macapá (AP);
- Anápolis (GO).