Mesmo começando com temperaturas abaixo do esperado, a semana promete um calor histórico e recorde em algumas áreas do país. Uma massa de ar quente irá se instalar em grande parte do Brasil, fazendo assim com que os termômetros cheguem a marcar 40ºC em vários estados. É preciso cautela!
Leia mais: Calor no inverno: capitais registram recordes preocupantes de temperatura
Em resumo, a previsão indica que o calor começará entre terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, principalmente no Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Inicialmente, o calor será sentido na região amazônica, mas migrará posteriormente para o Centro-Sul do país. Assim, o pico do calor acontecerá na quinta-feira, 24, no Centro-Oeste e no Sudeste.
Já na tarde de terça, as máximas devem ficam entre 38ºC e 42ºC em algumas cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em áreas mais ao oeste e noroeste de Goiás; no entanto, a maior variação na temperatura será sentida nos estados da região Sul. Isso, porque uma frente fria deixa o clima mais gelado nesta segunda. A questão é que, a partir de terça, as máximas podem ultrapassar dos 35ºC, causando uma grande variação de um dia para o outro.
Calor intenso começa a ser sentido na quarta
Na quarta-feira, Santa Catarina irá registrar temperaturas entre 32ºC a 38ºC. O mesmo é esperado para o norte do Paraná. No Rio Grande do Sul, essa máxima deverá ficar entre 33ºC e 35ºC. Além do Sul, o Sudeste também sofrerá um calor intenso a partir de quarta-feira. As máximas devem ficar em torno de 35ºC na capital paulista. Já no interior, essa máxima poderá chegar aos 40ºC.
No Rio de Janeiro, a tarde irá marcar 39ºC, enquanto o Triângulo Mineiro pode registrar 40ºC. Outra área que terá máximas históricas será o Centro-Oeste, com os termômetros chegando aos 40ºC no Mato Grosso do Sul e aos 43ºC em Mato Grosso. No oeste e sul de Goiás, também se instalará um calor surpreendente, com máximas entre 37ºC e 40ºC.
Vale ter em mente que o Rio de Janeiro irá registrar a sua máxima na quinta-feira, 24. Assim, a previsão indica que a máxima ficará entre 38ºC e 40ºC em algumas cidades, mas pode chegar aos 42ºC em alguns pontos. O calor mais intenso será sentido na costa do estado, porém também estará presente na Região Serrana.