A grande empresa de fast-food Subway está prestes a ser vendida. De acordo com o informado pelo Wall Street Journal, a empresa norte-americana de private equity Roark Capital Group está perto de comprar o Subway por US$ 9,6 bilhões. A expectativa é de que o acordo seja fechado ainda esta semana, após um período extenso de negociações entre ambas as partes.
Veja também: Crise: Subway deixa de servir tomates nos lanches após alimento subir 400%
No entanto, a Roark Capital Group não é a única interessada no negócio. Tanto a TDR Capital quando a Sycamore, ambas também do segmento de private equity, ainda podem ofertar valores maiores para conseguirem garantir a compra da rede. No início do ano, o Subway afirmou que estava estudando sobre uma possível venda.
Dessa forma, o JPMorgan está assessorando a empresa neste quesito e conduzindo o processo de estudo sobre a venda, de acordo com o próprio Subway. Vale ressaltar que a rede é a oitava maior dos Estados Unidos, contando com mais de 37 mil lojas em mais de 100 países. No Brasil, o Subway conta com mais de 1,6 mil unidades em todos os estados e no Distrito Federal.
Subway impressiona por gestão familiar
Mesmo sendo considerada uma das maiores rede de fast-food do mundo, o Subway impressiona por ser um negócio “familiar”. Isso porque não é possível encontrar ações à venda na Bolsa de Valores relacionada a empresa. Assim, o império segue sendo um negócio privado, comandado pelas duas famílias fundadoras.
Segundo um porta-voz da rede, o objetivo neste momento é de ampliar a marca e gerar o crescimento dos franqueados. Recentemente, o Subway por uma reformulação em sua marca após o fechamento de várias lojas. A rede recebia diversas críticas sobre a qualidade de seus alimentos que estavam sendo ofertados aos clientes. Com a repaginação, a marca queria ser vista em alguns países como uma opção rápida de alimentação saudável.
Por fim, resta aguardar para descobrir se a venda realmente será realizada e o que será feito com os restaurantes da empresa. Ainda não se sabe se o futuro comprador da rede de fast-food manterá a conversa saudável do Subway ou se haverá uma nova proposta.