scorecardresearch ghost pixel



Se alguém faz estas 6 coisas, CUIDADO: você pode estar sendo usado

Infelizmente, muitas vezes nos deparamos com pessoas que, aproveitando-se de nossa boa vontade, testam nossos limites.



Há um antigo ditado que afirma que “a verdadeira generosidade é fazer algo bom por alguém que nunca vai descobrir“. Embora essa frase resuma o espírito altruísta, o mundo atual nem sempre retribui essa gentileza.

Leia mais: Quando a educação passa dos limites: 7 hábitos que irritam secretamente

Infelizmente, muitas vezes nos deparamos com pessoas que, aproveitando-se de nossa boa vontade, testam nossos limites. A questão é: como discernir um pedido sincero de uma tentativa de manipulação?

Para ajudá-lo a navegar por esse terreno complicado, aqui estão seis sinais claros de que alguém pode estar se aproveitando de sua natureza generosa.

Alguém está aproveitando da sua generosidade e 6 sinais comprovam isso

Foto: gualtiero boffi/Shutterstock
Se isso estiver acontecendo com você, a dica é dar um basta antes que seja tarde demais. (Foto: gualtiero boffi/Shutterstock)

1. Controlando seu círculo social

Seu círculo social é uma extensão de sua identidade e liberdade. Qualquer tentativa de outra pessoa controlar ou limitar suas associações, baseada em suas próprias inseguranças ou desgostos, é uma intrusão indevida.

2. Transformando você em um “acessório” de mídia social

Você é muito mais do que uma face bonita para a próxima postagem no Instagram de alguém. Se sente que está sendo “usado” como um adereço para ganhar likes ou seguidores, é hora de reavaliar essa relação.

3. Delegando suas responsabilidades pessoais para você

A autonomia é um marco da maturidade. Entretanto, se alguém constantemente espera que você cuide de seus assuntos pessoais, essa pessoa está transferindo a responsabilidade que é unicamente dela. Embora apoiar nos momentos de necessidade seja louvável, constantemente “apagar incêndios” alheios não é.

4. Ditando sua fé ou valores espirituais

A fé é uma jornada pessoal e íntima. Ser coagido ou pressionado a alterar, ou adotar crenças para agradar alguém, especialmente em nome do amor, é um sinal vermelho que não deve ser ignorado.

5. Usando a chantagem financeira

Ajudar financeiramente em momentos de crise é uma coisa. Mas quando essa “ajuda” se transforma em uma expectativa ou você se sente emocionalmente chantageado para fornecer assistência monetária, esse é um claro indicador de que estão tirando proveito de sua generosidade.

6. Manipulando com charme e adulação

A manipulação vem em muitas formas. O elogio excessivo com a intenção oculta de fazer você agir contra seus valores é um dos métodos mais sutis e destrutivos de aproveitamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário