Se você ainda não foi surpreendido por um pneu furado, com certeza essa situação irá acontecer com você em sua vida como motorista. Pensando em solucionar esse problema e livrar os motoristas desta dor de cabeça, a Michelin foi a primeira a desenvolver um pneu que não fura. O Michelin Uptis foi apresentado em 2019, chegando aos olhos do público pelo protótipo do modelo no evento Movin’On.
Veja também: Ninguém sabe responder! Qual é o prazo de validade dos pneus do carro?
Dessa forma, o novo invento da Michelin trata-se de um pneu que não precisa ser enchido com ar para funcionar. Sua estrutura interna se assemelha a uma “trama”, produzida com materiais inovadores e resistentes. Com isso, os proprietários dos veículos não precisam se preocupar com as manutenções regulares de pressão de ar e muito menos calibrar o pneu antes de pegar a estrada.
O novo modelo foi desenvolvido pela Michelin pensando principalmente nos veículos de transporte de turismo e condução autônoma, visto que ele não fura e nem rasga. Além disso, o pneu possui resistência suficiente para aguentar impactos nas estradas, como buracos, objetos e pedras.
Michelin de olho na sustentabilidade
Além de trazer maior segurança contra as possíveis avarias e furos nas viagens, o Michelin Uptis conta com um alto nível de sustentabilidade. Por não precisar ser constantemente trocado, o modelo gera uma redução drástica de produção de sucata, visto que o item geralmente não é reutilizado. Assim, há uma menor necessidade de substituição do pneu e uma consequente redução na produção de resíduos.
Ainda no quesito sustentável, o pneu já é entregue conectado à roda do veículo. Isso porque o conjunto é impresso em 3D por meio de matérias-primas renováveis, de origem biológica. Assim, a estrutura é formada por meio de uma combinação de caucho e alumínio na roda, e de um plástico reforçado com fibra de vidro para o pneu.
Por fim, o projeto de implementação do novo pneu em larga escala é para o final de 2023. O intuito da fábrica é de que ele seja instalado diretamente na fábrica, como no caso da Chevrolet com o Bolt na Alemanha. O pneu que não fura já passou por testes em alguns veículos na Alemanha, desde veículos de entrega até carros policiais.