Um dos alimentos mais polêmicos de todos, sem dúvidas, é a salsicha. Parte dos ultraprocessados industriais, o alimento já conta com várias contraindicações de consumo. No entanto, ficar sem saborear um belo cachorro-quente é algo que soa quase impossível para boa parte da população.
Veja também: Qual o melhor corte para carne moída? 3 opções para NUNCA mais errar
A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou a salsicha como potencialmente perigosa. Claro, que tudo depende de quantidade consumida ao longo do tempo. Se houver moderação, os riscos serão consideravelmente menores para todos os que não abrem mão do ingrediente.
Quais são os tipos de salsichas mais comuns?
Quem busca uma alimentação balanceada, porém, prazerosa, pode comer algumas salsichas ao longo da vida. Porém, poucos sabem que existem vários tipos, sendo que os mais comuns são:
- Viena: considerada menos prejudicial do que a maioria, ela tem um formato mais alongado e pode ser encontrada sem muitos aditivos químicos. Isso faz com que seja mais saudável, mesmo que o valor acabe subindo um pouco.
- Peru e frango: esta é a opção para quem quer evitar a carne vermelha na dieta. Também podem ser encontradas sem muitos aditivos em sua composição nutricional. Permitem alguns preparos diferenciados.
- Hot dog: a mais comum de todas, mas é a salsicha que possui a maior concentração de aditivos. Ela pode ser feita com carne mecanicamente separada de vários animais e até contém vegetais, como a proteína de soja.
- Bratwurst: uma típica salsicha alemã, mais cara, porém mais saudável. Ela produzida com carne bovina, suína e vitelo.
Melhores marcas no mercado
De acordo com a avaliação dos próprios consumidores, existem 3 marcas que se destacam pela qualidade em sabor, textura e aparência. As informações estão disponíveis em sites de avaliação e reclamação dos consumidores na internet.
Lembre-se de que não se trata de nenhuma indicação, apenas de curiosidade. Inclusive, sempre leia os rótulos da salsicha escolhida para saber o que você está colocando em seu corpo.
As marcas mais indicadas por quem consome são: Sadia, Perdigão e Seara. Certamente estão entre as mais famosas do Brasil, o que as torna mais populares do que outras que podem ter a mesma qualidade ou serem ainda superiores.