O empréstimo com garantia do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) é uma opção de crédito que ganhou bastante espaço no mercado nos últimos anos, apesar das polêmicas que o cercam. Tradicionalmente, a Caixa Econômica Federal é o banco que mais realiza esse tipo de operação.
Leia mais: Governo libera R$ 66 bilhões com juros baixos para inovação tecnológica
A novidade é que o Nubank também está interessado em garantir uma fatia desse mercado, e por isso deve começar em breve a permitir a antecipação do FGTS. A novidade foi anunciada por David Vélez, CEO do banco digital.
Antecipação do FGTS no Nubank
Vélez informou que a instituição financeira iniciou os testes com empréstimos com garantia do FGTS há alguns dias. Durante uma teleconferência da Nu Holdings sobre os resultados do segundo trimestre, o executivo afirmou que acredita que o banco poderá atingir mais clientes com a nova opção de crédito.
Segundo o CEO, essa modalidade de empréstimo é mais vantajosa e o nível de inadimplência é bem mais baixo em relação a outras alternativas de crédito. Ele acredita que o novo produto vai fortalecer o portfólio de crédito do Nubank, mas sem criar tantos riscos.
Como funciona a operação
O cliente interessado em antecipar o FGTS precisa ter optado pelo saque-aniversário, uma sistemática que permite o resgate de parte do saldo das contas do fundo todos os anos. A adesão pode ser feita a qualquer momento, mas é preciso aguardar dois anos para desfazer a mudança.
Nessa linha de crédito, o contratante consegue adiantar os valores das próximas retiradas anuais pagando juros mais baixos. No Nubank, será possível antecipar o pagamento das parcelas para conseguir descontos, semelhante ao que acontece no cartão de crédito.
O consumidor terá até 7 dias úteis para desistir do contrato de antecipação do FGTS, desde que realize o ressarcimento de todos os recursos disponibilizados pelo banco. Para mais informações, acesse o aplicativo do roxinho.