Pare de usar bicarbonato e vinagre para desentupir ralo ou isso custará caro

Saiba por que a famosa combinação de bicarbonato e vinagre pode não ser a melhor solução para desentupir canos e ralos. Conheça alternativas mais seguras.



Assim como o icônico personagem Mario, que se aventura nos dutos de encanamentos em seu famoso jogo de videogame, a rotina e a limpeza diária em casa e, principalmente, na cozinha tem desafios, que exigem e nos levam a explorar métodos eficazes.

Veja também: 6 utilidades criativas do secador de cabelo que vão salvar a sua rotina

Nesse sentido, a praticidade e a segurança nos obrigam a procurar por soluções simples e caseiras, desde a faxina mais leve até a mais pesada. Por isso, uma das alternativas mais populares e, tradicionalmente indicada, é a combinação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

Porém, antes entendia-se que ambos os ingredientes funcionavam como aliados para desodorizar, desengordurar e resolver uma variedade de afazeres domésticos, bem como uma técnica para liberar o fluxo de água. Entretanto, isso mudou.

Desentupir ralos: combinação popular não é indicada

Muitos de nós recorremos a esses ingredientes para desentupir ralos, mas os especialistas agora alertam que essa prática pode causar mais danos do que benefícios ao nosso encanamento.

Isso porque a combinação de vinagre e bicarbonato de sódio cria uma reação química efervescente que pode ser ótima para a limpeza, mas nem sempre é poderosa o suficiente para desfazer entupimentos resistentes. Embora essa mistura seja eficaz para tarefas de limpeza leves, ela não é capaz de lidar com partículas de comida e crescimento microbiano em ralos de cozinha.

Além disso, o vinagre, a pesar de ser considerado um agente de limpeza suave, é um ácido e, quando combinado com bicarbonato de sódio, pode desgastar as vedações de borracha das tubulações ao longo do tempo.

Cuidados com tubulações antigas e a corrosão

Assim como a prática a despejar sal pelo ralo, que também pode levar a vazamentos e outros danos em sua cozinha. A combinação entre vinagre e bicarbonato também pode corroer tubulações antigas, especialmente aquelas que não passam por manutenções e que não foram substituídas por muitos anos.

Dessa forma, em residências mais antigas com tubulações de metal, o uso regular de soluções ácidas, como vinagre, acelera a corrosão das tubulações, enfraquecendo sua integridade e potencialmente causando quebras ou vazamentos. Além disso, a reação entre os dois pode gerar sal, contribuindo ainda mais para o processo de corrosão.

Alternativas mais seguras para desentupir canos e ralos

Por isso, é importante considerar alternativas mais seguras e eficazes para desentupir ralos. Para problemas mais sérios, como entupimentos persistentes, prefira produtos especiais para limpeza de canos.

Desse modo, eles são uma escolha mais confiável e a melhor escolha confiável e são formulados para dissolver obstruções resistentes sem prejudicar suas tubulações.

Agora, se o entupimento persistir ou se você estiver lidando com um sistema de encanamento mais antigo, é aconselhável chamar um encanador profissional. Afinal, eles têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para resolver problemas de entupimento de maneira eficaz e segura.

Manutenção preventiva e mudança de hábito

Uma maneira eficaz de evitar entupimentos é realizar manutenção preventiva regularmente. Use peneiras de ralo para evitar que cabelos e resíduos entrem nas tubulações e evite despejar óleo de cozinha pelo ralo, pois ele pode solidificar e causar entupimentos com o tempo.

Em suma, siga as recomendações dos especialistas e escolha métodos mais seguros e eficazes para manter seus ralos limpos e funcionando sem problemas. Lembre-se de que a prevenção é a chave para evitar entupimentos no futuro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário