A geladeira é uma invenção que revolucionou a maneira que as pessoas lidam com os alimentos, favorecendo um estilo de vida mais saudável. Nesse caso, armazenar determinados itens em um ambiente refrigerado pode prolongar sua validade.
Veja também: Não se assuste ao saber por quanto tempo sua comida aguenta na geladeira
Contudo, essa regra não vale para todos os bens alimentícios e bebidas mantidos no congelador ou no freezer. Portanto, é de extrema importância ficar atento às orientações do fabricante, para não ter prejuízos devido ao desperdício.
Conheça os produtos que não foram feitos para ficar na geladeira
1. Bananas
As bananas não resistem à refrigeração durante muito tempo, porque acabam perdendo sua textura macia. Quanto ao armazenamento, recomenda-se cortar cada fruta sem remover o cabo que a mantém presa no cacho. Dito isso, se precisar congelar para fazer uma receita, use as porções em até 5 dias.
2. Cebola
Entre os produtos que perdem o sabor ao serem mantidos na geladeira, está a cebola, usada para temperar diversos pratos. Logo, mantenha esses vegetais em um local seco e arejado, dado que a sua casca é uma barreira de segurança.
3. Frutas com caroço
A maioria das frutas que tem caroço grande, como abacate, manga e ameixa, acabam ficando aguadas em ambientes úmidos. Esse resfriamento torna o fruto menos atraente e até sequestra nutrientes importantes. Conforme mencionado anteriormente, priorize fruteiras em lugares frescos e higienizados.
4. Manjericão
Embora seja comum guardar ervas frescas na geladeira, o manjericão fica murcho, absorvendo partículas de água. No entanto, não precisa deixá-lo desprotegido, porque cortar os caules e dispor em um copo com água, garante o frescor.
5. Pimentas
Outro alimento que tem o seu sabor alterado de forma significativa é a pimenta, independente da variedade. Desse modo, priorize recipientes de vidro com tampa, que impedem a entrada do ar e são suficientes para preservar a picância.
6. Tomate
Por fim, o tomate talvez surpreenda a todos, porque normalmente vai parar na gaveta do freezer após as compras. Contudo, acontece algo similar com a reação das cebolas, perda de sabores e aromas específicos. Em relação aos tomates, a fruteira é o espaço ideal, ao lado de outras frutas.