Um novo boletim meteorológico liberado pela Sala de Situação do Governo do Rio Grande do Sul alerta sobre o alto volume de chuva e temporais ao longo da semana. A situação será intensa principalmente na metade sul do estado. Diante das condições severas da última semana, são 46 mortes registradas até o momento.
Veja também: ALERTA! Novas tempestades severas vão acontecer NESTES estados.
O Rio Grande do Sul vem passando por constantes tempestades e sendo atingido por diversos ciclones extratropicais. Com a ocorrência constante desses fenômenos, os rios transbordaram e causaram alagamentos em diversos municípios do estado. Além disso, os ciclones intensificaram as chuvas e causaram ventarias intensas.
“Entre segunda (11) e sexta-feira (15), há risco de tempo severo em áreas do estado. Os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros nas regiões sul, de campanha, oeste, centro, sudeste, leste e noroeste e ultrapassar 250 milímetros em alguns pontos. Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte”, afirma o boletim divulgado.
Condição deverá se manter até quinta-feira (14)
O boletim informa também que o risco de “tempo severo”, esperado até esta terça (12) na metade sul do estado, deverá se espalhar pela região a partir de quarta (13). A condição acontecerá especialmente nos Vales e no leste do Rio Grande do Sul, além de se manter na metade sul do estado.
Já para quinta-feira (14), a expectativa das autoridades é de que ocorra “chuva moderada a forte com vento, sobretudo na metade sul e nas regiões dos Vales, noroeste, norte, leste e nordeste”. No entanto, mesmo que a condição esperada seja mais branda do que a prevista para os últimos dias, ainda há chances de transtornos associados aos temporais isolados e aos altos volumes de chuvas.