Ovo para quem quer emagrecer: quantas unidades posso comer ao dia?

Os ovos são uma importante fonte de proteína, mas existe um limite quanto ao consumo quando se trata de uma dieta focada em perda de peso? Entenda.



A maioria dos brasileiros come pelo menos um ovo por dia, seja no café da manhã ou nas principais refeições. Nesse caso, também é possível mencionar aqueles que aumentam a ingestão do alimento, buscando ganhar massa magra.

Veja também: As 10 melhores dicas para emagrecer mais rápido, segundo especialistas

Por outro lado, quem está tentando perder gordura fica se perguntando se comer muitos ovos atrapalha a perda de peso. Sendo assim, é preciso entender a composição nutricional desse ingrediente presente em diversos preparos.

Quem deseja perder peso pode comer ovos diariamente?

É importante lembrar que um ovo grande contém cerca de 70-80 calorias, o que não é excessivo, mas deve ser contabilizado. Em relação a essa informação, atualmente os nutricionistas sugerem três unidades diárias, em uma dieta saudável.

Essa observação das porções é especialmente voltada aos pacientes que seguem um plano alimentar que envolve restrições calóricas. Dito isso, outras fontes de proteína animal precisam ser inseridas, como frango, pernil e carne de porco.

Estas são as principais propriedades nutricionais do ovo

Primeiramente, os ovos podem favorecer a perda de peso, ao proporcionar saciedade a longo prazo. Além disso, é uma fonte de vitaminas do complexo B, que atuam na recuperação muscular e nas vitaminas A, D e E, poderosos antioxidantes.

Nesse sentido, melhora o aspecto da pele e dos cabelos, e fornece ferro, zinco e selênio, minerais que potencializam o metabolismo. Logo, ao controlar seu apetite, principalmente na versão cozida, a clara e a gema inibem a compulsão.

Variedade alimentar é um requisito para queimar calorias

Conforme mencionado, a variação proteica serve para garantir todos os nutrientes, considerando o preparo com pouca gordura e menos sal. Portanto, um corpo que absorve vitaminas e minerais, consegue gastar energia em exercícios físicos.

O segredo por trás do emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, eliminar mais calorias do que ingerir. Dessa forma, preste mais atenção na densidade dos alimentos, e não tenha medo de consumir proteínas, fibras e salada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário