Como corrigir o molho de tomate que ficou ácido? 5 truques infalíveis

Preparar um molho de tomate e perceber que ele está mais ácido do que o recomendado é extremamente frustrante, mas é possível evitar que isso aconteça.



O molho de tomate é um preparo clássico que deixa várias receitas saborosas, desde que não seja tão ácido. Nesse caso, existem determinados processos que reduzem esse risco do excesso de acidez, que compromete o sabor dos pratos.

Veja também: É isso o que acontece se você deixar tomates na airfryer por 15 minutos

Dito isso, considere aplicar técnicas da culinária que tornam os seus molhos encorpados e equilibrados. Quanto a essas aplicações, a maioria delas é simples e podem ser feitas até por cozinheiros iniciantes que desejam melhorar.

Truques para nunca mais fazer um molho de tomate ácido

1. Adicione açúcar, mel ou um pouco de ketchup

Adicionar uma pequena quantidade de açúcar ou mel ao molho de tomate pode ajudar a equilibrar a acidez. Sendo assim, comece com uma colher de chá e ajuste enquanto experimenta, e se quiser deixá-lo mais saboroso, opte pelo ketchup.

2. Que tal colocar um pouco de vinho suave na redução?

O vinho tinto ou vinho suave também contribuem com um toque de complexidade na receita. Desse modo, certifique-se de cozinhar o álcool da bebida antes de adicionar, na panela, preservando apenas os ingredientes não-alcoólicos.

3. Aproveite a doçura dos vegetais como a cenoura

Colocar cenouras no molho de tomate, evita que ele fique ácido, devido ao aroma doce desse vegetal. Quanto a essa dica, existem dois métodos: picar finamente a cenoura ou cozinhá-la inteira, aproveitando em saladas ao finalizar o cozimento.

4. Bicarbonato de sódio ou fermento também funcionam

Essas substâncias alcalinas podem ser usadas para neutralizar a acidez do molho de tomate, mas devem ser usadas com moderação. Logo, apenas uma pitada de bicarbonato de sódio ou fermento é suficiente, evitando o sabor residual.

5. Você sabe qual é o melhor tomate para fazer molho?

O tomate italiano, também conhecido como tomate tipo Roma ou San Marzano, é frequentemente considerado uma das melhores escolhas para fazer molhos. Dessa forma, trata-se de uma fruta com poucas sementes, baixa umidade e aromática.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário