Todo boi tem cupim? Veja se esse corte está em todo animal ou não

O cupim é vendido como uma parte do boi, porém, trata-se de um músculo encontrado em poucas espécies, específico da carne bovina brasileira.



Quando se trata de carne vermelha, o cupim faz sucesso em muitos churrascos, devido à quantidade de gordura. Nesse caso, revela um sabor único e textura macia, que exige um lento processo de cozimento na grelha.

Veja também: Sem sal e 100% natural: jornal elege melhor molho de carne de 2023

Logo, iniciar o cozimento na panela e finalizar no forno ou na brasa, garante um bom resultado, ao derreter bem as fibras. Contudo, é necessário saber que não são todos os bovinos que produzem esse corte, restrito ao território brasileiro.

Qual é o boi que produz as melhores carnes?

Ao redor do mundo, a criação dos bois impactam na qualidade das peças disponíveis no mercado. Desse modo, o angus, wagyu e charolês são espécies que rendem um bife suculento, porém, existe um gado especial no Brasil.

Dito isso, o bovino que tem uma corcova, normalmente criado entre os nelores, entrega a carne bovina do cupim. Portanto, aquela área avantajada no pescoço, representa um pedaço bem servido, que se destaca em diversos preparos.

Conheça a origem do cupim presente na carne bovina

Durante o século XIX, os gados zebuínos chegaram na região sul e sudeste, direto da Índia, a partir de uma parceria. Diante dessa importância, os pecuaristas desejavam melhorar as linhagens existentes, explorando novos cortes.

Nenhum outro país que tem uma tradição tão forte quanto a brasileira, sabe manipular essa estrutura. Afinal, diz respeito a um tecido, que está cercado por adiposidades, ou seja, ligações musculares formadas por gordura.

Dicas para preparar carnes fibrosas e resistentes

Conforme foi dito, as receitas que envolvem cupim e cortes duros, não devem ser preparadas rapidamente. Essa recomendação busca preservar os sabores e derreter bastante o colágeno, conservando a peça inteira no forno elétrico.

Em seguida, é importante colocar sal, embrulhar em um papel alumínio, utilizando várias camadas, e levar para assar. Por fim, espere pelo menos 2 horas e verifique se o ponto segue as suas expectativas, servindo logo em seguida. Lembre-se de cortar antes de aquecer as fatias na churrasqueira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário