Alerta laranja: ESTES são os estados mais vulneráveis à onda de calor; procure o seu

Boa parte do país será afetada por onda intensa de calor, com temperaturas ultrapassando os 40°C. Confira as regiões impactadas e se proteja.



Na última segunda-feira, 18, os brasileiros foram pegos de surpresa com notícias alertando a chegada de uma onda intensa de calor em boa parte do território nacional. Segundo as informações divulgadas, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C, o que marcará a última semana de inverno do ano.

Leia mais: Sol de 45ºC: Brasil terá onda de calor que pode colocar vidas em risco

Nas redes sociais, os internautas comentam que estão preocupados com o clima. Inclusive, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), atuante no monitoramento do tempo no Brasil, apontou um “alerta laranja” para diversas áreas do país. Isso significa que as condições ofertam risco alto. Entre 18 e 24 de setembro, é provável que as temperaturas apresentem 5ºC acima da média histórica do período.

Para se proteger das ondas de calor, é preciso saber quais áreas serão afetadas, além disso, as pessoas devem adotar uma série de medidas especiais voltadas para saúde. Confira mais detalhes a seguir!

Ainda segundo o órgão, a onda de calor impactará o clima dos seguintes estados

Conforme destacam as informações, o alerta do Inmet foi emitido nesta segunda-feira, 18, classificando a atual onda de calor como nível laranja. O aviso será mantido até as 18h da próxima sexta-feira, 22; porém, há possibilidade de que a situação piore a partir de sábado, 23, de acordo com o instituto. Veja quais estados exigem cuidados extras.

  • No sudeste e sudoeste do Pará;
  • Nas áreas ocidental e oriental do Tocantins;
  • Nas partes nordeste, sudeste, sudoeste e norte de Mato Grosso;
  • Em todo o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul;
  • Sul do Rio de Janeiro;
  • Região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, em Minas Gerais;
  • No norte, noroeste, oriental, ocidental, oeste e área metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Em relação às temperaturas, algumas localidades marcarão 43ºC, na próxima quinta, 21, e sexta-feira, 22. Entre as cidades incluídas, estão Cuiabá, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Vale ressaltar que as cidades não mencionadas na lista poderão também apresentar climas bem quentes durante a semana. A orientação é adotar cuidados especiais, como manter a hidratação constante, além de garantir uma boa circulação do ar em ambientes fechados.

A principal recomendação é evitar se expor aos raios solares, já que serão bem intensos durante os dias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário