Hollie Stokes, uma adolescente de apenas 17 anos, teve uma morte trágica por causa de um bolinho de arroz com nozes. A jovem, moradora de Redditch, distrito da Inglaterra, comeu o alimento no restaurante onde trabalhava como faxineira e teve uma reação alérgica severa. As informações são do jornal Daily Mail.
Leia mais: Caso CHOCANTE: mulher tem pernas e braços amputados após comer tilápia
Embora a morte da jovem tenha acontecido em setembro do ano passado, a mãe dela, Kerrie Stokes, cobra mais investigações e esclarecimentos até hoje.
Segundo a mulher, Hollie saiu de casa às 14h do dia 15 de setembro de 2022 e nunca mais voltou. “Depois disso, a vi por volta das 23h no quintal da casa de sua amiga – e ela estava morta”, desabafou.
Segundo Kerrie, a adolescente teve “uma morte terrível e indigna”, já que ela sequer conseguiu chegar a um hospital para ser socorrida.
Jovem era alérgica a nozes
Hollie Stokes trabalhava em um restaurante como faxineira. Ela sabia que era alérgica a nozes, entretanto não sabia que havia este ingrediente no bolinho de arroz que comeu no estabelecimento.
A gerente do local disse à imprensa que sabia que a adolescente era vegetariana. Por isso, ela teria perguntado se o petisco tinha carne. No entanto, não houve nenhuma explicação sobre as nozes.
Suspeita de homicídio e investigação cobrada
Ainda segundo o Daily Mail, a polícia local chegou a prender uma mulher dois dias depois da morte da adolescente. Ela foi considerada suspeita de homicídio. Entretanto, foi liberada depois do fim da investigação.
A mãe e os demais familiares da adolescente não acharam justo e não estão satisfeitos com a atuação da polícia no caso. Por isso, um ano depois da tragédia, eles ainda cobram justiça pelo que aconteceu com Hollie.
O que acontece em uma reação alérgica?
Há vários níveis de alergia. Muita gente tem alergia a poeira ou perfume, que leva a uma crise de espirros e olhos irritados. Mas em alguns casos, como os de Hollie, a situação é bem mais complexa e pode levar à morte.
O sistema imunológico age inadequadamente sobre alguma substância que normalmente é inofensiva – como o amendoim do bolinho de arroz. Os sintomas podem surgir logo depois da ingestão ou em até duas horas depois.
Dentre os sintomas estão: coceira na pele, inchaço nos lábios, língua, rosto ou orelhas, aftas, desconforto, nariz entupido, gases, ardor, queimação ou edema de glote. Neste último, é preciso agir rápido para que isso não impeça a respiração do paciente.
Algumas pessoas também podem entrar em choque anafilático e ter falta de ar. O ideal é levar a pessoa ao hospital imediatamente. O tratamento geralmente é feito com corticoides e anti-histamínicos. Em caso de choque anafilático, a equipe médica pode utilizar uma injeção de adrenalina e máscara de oxigênio.