Durante a primavera e o verão, ou seja, nas estações mais quentes do ano, o escorpião costuma aparecer. No entanto, muitas pessoas ignoram seus riscos, e deixam de implementar práticas de combate a essas pragas domésticas.
Veja também: 8 animais perigosos que podem estar no seu jardim; 2 deles parecem inofensivos
Logo, diferente do rato e da barata, que apresentam menos preocupação quanto à saúde, os escorpiões têm toxinas. Dito isso, aprenda a manter esses animais peçonhentos bem longe, a partir de dias simples, que vão te deixar seguro.
Conheça os riscos envolvendo a presença de escorpião
Em regiões de clima tropical, as fêmeas do escorpião começam a se reproduzir, elevando o risco de infestação. Dessa forma, diferentes espécies chegam aos centros urbanos, incluindo apartamentos, em busca de abrigo e segurança.
Vale ressaltar que todos os escorpiões são venenosos, tornando-se letal em crianças, idosos e alérgicos. Nesse caso, assim que as substâncias das presas entram na corrente sanguínea, as células começam a morrer.
Livre-se dos escorpiões com estas medidas infalíveis
1. Mantenha a casa limpa: não deixe o lixo aberto ou matéria orgânica espalhada pela casa, atraindo possíveis predadores. Em relação à faxina, não se esqueça de limpar as frestas de portas e janelas, que acabam acumulando sujidades.
2. Feche os ralos da pia e do banheiro: a maioria dos escorpiões consegue acessar as residências pelos encanamentos. Visto que há ralos em diversos cômodos, procure mantê-los fechados ao máximo, principalmente à noite.
3. Organize as roupas do armário: os especialistas observaram que esse tipo de aracnídeo usa tecidos para acessar lugares altos. Portanto, agite as peças de roupa cuidadosamente, verifique sapatos antes de colocá-los e observe os estofados.
4. Use óleos como repelentes: uma alternativa natural que dispensa o uso excessivo de inseticidas é o óleo essencial. Desse modo, basta adicionar meio litro de álcool 70% e 10 a 15 gotas de óleo de alfazema, cânfora ou alecrim em um borrifador.
Atenção! Você desconfia que foi picado? Veja o que fazer
Se você apenas viu um escorpião ou vários deles, é preciso lembrar dos riscos e contatar uma empresa sanitizante. Após a limpeza, não esqueça de seguir as orientações anteriores, de garantir um espaço higienizado.
Por fim, quem realmente foi mordido deve manter a ferida virada para cima, sem tocar no local, mesmo que esteja inchado. Em seguida, é recomendado beber bastante água e procurar um hospital, tentando levar uma foto da espécie.